FUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOFUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOAs peças metálicas que constituem a estrutura são fabricadas a partir de chapa galvanizada de aço. Os perfis montantes, vigas de piso e cobertura, canais e cantoneiras, são enformados a frio. Este termo descreve as peças metálicas que adquiriram a sua forma final após passarem por um processo de moldagem mecânica à temperatura ambiente, contrastando assim com os perfis laminados a quente. As máquinas adequadas para o fabrico são conhecidas por perfiladoras. Para que se possa moldar ou dobrar sem aquecer a chapa, esta terá de possuir baixa espessura, usualmente entre os 0,3 mm e os 6 mm. Outras designações sinónimas são perfis de aço leve, perfilados, chapa perfilada, chapa quinada, entre outras. Em inglês, o termo comum para enformados a frio é Cold-Formed Steel.
Os perfis de aço podem ter como destino as paredes divisórias não estruturais, ou então os elementos resistentes do edifício, tal como as paredes exteriores, pisos e coberturas. A forma das peças, a sua espessura, galvanização e a liga metálica que os compõem são diferentes, consoante os elementos são estruturais, ou seja, suportam cargas, ou não.
Os aços estruturais são aqueles que, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades são adequados para uso em elementos da construção sujeitos a cargas. Os perfis e vigas deverão ser fabricados a partir de chapa de aço cuja liga possua características estruturais, conforme definidas pela legislação aplicável.
De todas as características que os elementos metálicos usados no LSF devem possuir, a mais importante é a liga metálica da chapa a partir da qual são produzidos. Segundo a legislação, todas as peças fornecidas para a obra deverão estar marcadas, indicando claramente a a liga metálica. O projecto de engenharia também deve conter essa indicação.
Usualmente, os perfis comercializados pela PERFISA e previstos nos projectos de estabilidade da Futureng possuem uma liga definida pela sigla S280GD, ou com características de resistência mecânica idênticas ou superiores. Outras ligas, tal como o aço DX51D, podem, no entanto, ser usadas em determinadas secções da estrutura onde as exigências de resistência mecânica não sejam tão determinantes. Essa diferenciação deverá ser efectuada segundo a legislação dos Eurocódigos em vigor, após cálculos realizados por um engenheiro civil.