FUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOFUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOO Engº Miguel Sá é um dos sócios da Futureng. Assegura a execução da engenharia tanto de betão como da estrutura metálica. Nos últimos anos aprofundou o estudo do cálculo das estruturas ligeiras em aço, especialmente na vertente da adaptação à legislação nacional e europeia. Esteve em seminários sobre Light Steel Framing nos Estados Unidos e em várias reuniões da Light Gauge Steel Engineers Association, (actualmente Cold Formed Steel Engineers Institute - CFSEI) na Europa. Foi autor de centenas de projectos em Light Steel Framing.
Além disso, é um profissional respeitado, bem conhecido entre os seus pares, no âmbito das funções que exerceu como Engenheiro Especialista nos quadros da EPUL, sendo autor de numerosos projectos de estruturas de edifícios e autosilos em betão armado. Participou ainda no projecto de estruturas da Estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa.
Apresenta-se em seguida o seu currículo profissional.
Habilitações literárias
Licenciado em Engenharia Civil, ramo de Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico em Julho de 1986.
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, Região Sul.
Situação profissional
Pertenceu ao quadro técnico da EPUL - Empresa Pública de Urbanização de Lisboa e desempenhou a função de projectista de estruturas desde Julho de 1987 até 30 de Novembro de 1993.
A partir de 1 de Dezembro de 1993 fez parte do quadro técnico da Empresa RASGO - Urbanismo, Arquitectura e Engenharia, S. A. com as mesmas funções.
A partir de 1 de Abril de 1999 fez parte de novo do quadro técnico da EPUL, Empresa Pública de Urbanização de Lisboa como projectista de estruturas.
Com uma licença sem vencimento a partir de 1 de Setembro de 2000, fez parte do quadro técnico da TERMO STEEL como responsável da área de projectos e fiscalização de obra.
A partir de 1 de Março de 2001 voltou a pertencer ao quadro técnico da EPUL assumindo a responsabilidade de análise dos projectos de estruturas dessa empresa.
Em 2001, fundou o gabinete de engenharia FUTURENG.
Experiência profissional
Numerosos projectos de estruturas de edifícios e autosilos em betão armado, em diversos locais da cidade de Lisboa, entre os quais se contam os seguintes:
Escola Primária da Horta Nova (1992)
Empreendimento 3L no Restelo – edifícios e autosilo (1993)
Projectos iniciais dos edifícios R1 e R2 em Telheiras (1993)
Edifícios de Realojamento na Horta Nova (1995)
Museu Arqueológico do Baluarte do Livramento (1996)
Edifícios D1 a D13 na Urbanização do Paço do Lumiar (1997)
Praça Central de Telheiras – edifícios e autosilo (1998)
Projectos de estruturas da Estação de Telheiras do Metropolitano de Lisboa (1999)
Lotes 1 a 7 de Telheiras Sul - 1 Autosilo e 15 Edifícios (2004)
Alto da Faia IV – Lote A (2007)
NAT – Largo do Poço (2008)
Centro de Dia, Residências Assistidas e Creche – Bairro Padre Cruz (2011)
Estudos e projectos de estabilidade, demolição e contenção na área da reabilitação urbana dos quais se destacam:
Edifícios do Largo Rodrigues de Freitas, 6 a 8
Escadinhas de Santo Estêvão 15 a 17
Rua do Capelão 12 a 28
Calçadinha de Santo Estêvão 10 a 16
Rua do Benformoso 225 a 227
Travessa de Santa Catarina 17 a 21
Museu Municipal Fernando Pessa, Bairro Padre Cruz – zonas A0 e A1
Rua Marcos Marreiros 11 a 15, Bairro da Boavista
Para além dos projectos de Escavação e Contenção Periférica associados a muitas das edificações acima referidas, vários outros associados a edifícios e infraestruturas nas zonas de Telheiras, Paço do Lumiar, Alto da Faia e Vale de Santo António e Bairro Padre Cruz.
Participação em diversos seminários no âmbito da Metalcon, a maior feira mundial exclusivamente dedicada ao Light Steel Framing.
Numerosos projectos de Estruturas em Aço Galvanizado Enformado a Frio dos quais se destacam os seguintes:
Moradias Unifamiliares: Barra - Aveiro, Almada, Nogueira - Braga, Estarreja, Faro, Tavira, Guadalahara-Espanha, Loulé, Vila Nova de Famalicão, Mirandela, Alcácer do Sal, Horta – Açores e Urbanização das Eiras – Madeira.
Moradias bifamiliares em banda: Chão Duro – Moita, 24 fogos;
Moradias bifamiliares geminadas: Sobreiro - Mafra, 6 fogos;
Moradias unifamiliares com estrutura mista (aço leve/ betão): Capuchos – Vila Nova da Caparica;
Edifícios com estrutura mista (aço leve/ aço pesado): Ponta Delgada – Açores;
Ampliação de moradias: Alcácer do Sal, Oeiras, Restelo, Alto de Santa Catarina;
Ampliação de hotéis: Hotel Garbe – Armação de Pêra, Hotel Zenith – Lisboa; Hotel Fontana Parque.
Reabilitação de edifícios: Figueira da Foz, Tavira, Calçada do Galvão – Lisboa;
Reabilitação da estrutura da cobertura de edifícios: Av. 24 de Julho, Rua das Adelas, Rua João da Mata – Lisboa; Rua da Lapa, Benfica.
Pisos intermédios em centros comerciais: Lojas Sacoor no Cascais Shopping, Vasco da Gama, Colombo, Via Catarina Shopping, Arrábida Shopping, Av. Liberdade;
Instalações de escritórios: Alfragide, Estádio do Sporting Clube de Portugal, Cervag - Carnaxide.
Experiência na utilização dos programas de cálculo automático de Estruturas do LNEC: PORTIC, GRELHA E GERGRE. Mais recentemente experiência na utilização dos programas da CSI: ETABS, SAFE, SAP90 e SAP2000. Experiência na utilização dos diversos programas do Microsoft Office em especial Word, Excel, Outlook, Project e PowerPoint bem como da Autodesk o programa de desenho Autocad.
Experiência em programação na linguagem Basic o que o levou a comercializar através da empresa MICRODIM, Software de Engenharia, Lda durante os anos de 1994 e 1995 o software designado por Pacote de Lajes, que se destinava a efectuar o tratamento de lajes em estruturas formuladas pelo software SAP90.
Cursos de especialização
Em 1990 participou nas Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas (patrocinadas pelo LNEC).
Em 1994 frequentou o curso de especialização em Cálculo Automático de Estruturas (patrocinado pela FunDEC).
Em 1995 frequentou o curso de especialização sobre a Regulamentação Internacional no Domínio do Betão Armado e Pré-Esforçado (patrocinado pela FunDEC).
Em 1996 frequentou o curso de especialização em Durabilidade Reparação e Reforço de Estruturas (patrocinado pela FunDEC).
Em 1998 frequentou o curso de Aplicação do Pré-Esforço em Estruturas – Concepção, Projecto e Execução (patrocinado pela FunDEC) e participou nas Jornadas Portuguesas de Engenharia de Estruturas (patocinadas pelo LNEC e OE).
Em 1999 participou no seminário sobre Controlo de Qualidade e Previsão da Vida Útil de Impermeabilizações em Edifícios Correntes (patrocinado pela FunDEC) e frequentou o Curso sobre o Eurocódigo 3, Dimensionamento de Estruturas de Aço (patrocinado pela FunDEC).
Em 2000 participou no Curso sobre Estruturas Pré-Moldadas em zonas sísmicas (patrocinado pela FunDEC).
Em 2001 participou no Curso de Pós-Graduação sobre o Projecto de Estruturas em Betão Pré-Moldado para edifícios (patrocinado pela CINDEC Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Civil da Universidade Nova de Lisboa).
Em 2001, participou no Encontro de Estruturas Metálicas e Mistas realizado na Universidade de Aveiro e patrocinado pela CMM.
Em 2002, frequentou o curso de Recuperação e Valorização de Edifícios e Conjuntos Históricos (patrocinado pela FunDEC), o curso de Construções em Alvenaria de Pedra e Terra Aditivada: Razões para a sua Viabilidade em Portugal (patrocinado pela FunDEC) e o Congresso Nacional de Engenharia de Estruturas – Os Novos Desafios na Qualidade das Obras (patrocinadas pelo LNEC, Ordem dos Engenheiros e Ordem dos Arquitectos).
Em 2003 participou no IV Encontro de Estruturas Metálicas e Mistas realizado em Lisboa e patrocinado pela CMM.
Em 2003 participou no curso sobre Conforto Térmico em Edifícios, aplicação dos regulamentos energéticos (patrocinado pela FunDEC), o Curso de Segurança contra Incêndios em Edifícios (patrocinado pelo LNEC) e o curso Desenvolvimento de Macros em VBA – Microsof Excel XP patrocinado pela RUMOS.
Em 2004, frequentou o curso de Dimensionamento de Estruturas Metálica segundo o Eurocódigo 3 Módulo 2 – Pórticos planos e vigas de alma cheia (patrocinado pela FunDEC), o curso de Análise, Projecto e Reforço de Estruturas de Alvenaria (patrocinado pela FunDEC), o curso de Dimensionamento de Elementos de Madeira Segundo o Eurocódigo 5 (patrocinado pela FunDEC) e o curso de Especificação de Madeira e Derivados para a Construção (patrocinado pelo LNEC).
Em 2008, frequentou o curso Dimensionamento de Estruturas Metálicas: Eurocódigo 3 (patrocinado pela FunDEC), o curso Automatização das Peças Desenhadas do Projecto em Engenharia (patrocinado pela FUNDEC) e participou no Encontro Nacional de Engenharia de Estruturas 2008 o qual desenvolveu o tema Os Novos Eurocódigos Estruturais.
Em 2009, frequentou o curso de Observação em Geotecnia (patrocinado pela FUNDEC).
Em 2011, frequentou o curso de Concepção, erros de análise e dimensionamento de projecto corrente de estruturas patrocinado pela ALCL Engenheiros Associados Lda.
Em 2011, frequentou o Workshop "Novo Acordo Ortográfico".
Orientação de estágios
Em 2006, foi orientador de estágio formal do licenciado em Engenharia Civil – David Henriques, realizado no âmbito da Ordem dos Engenheiros.