LIGHT STEEL FRAMING

A Futureng especializou-se na execução de projectos de engenharia para o sistema Light Steel Framing, usualmente referido nas nossas páginas por LSF. Esta abreviatura designa um sistema construtivo em que o aço é o principal material da estrutura do edifício. Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso.

Daí a designação Light Steel Framing, ou seja, Estruturas ligeiras em aço. Também é comum empregar-se a expressão estruturas em aço leve.

Definição do termo LSF

Esta designação é o acrónimo de Light Steel Framing. A designação distingue este tipo de sistemas das estruturas onde se usam perfis laminados a quente com secções em I, em H ou em U, e que possuem um peso muito superior.

No nosso site dedicado ao LSF, consulte o artigo: Definição do termo Light Steel Framing

Aplicações principais

O LSF é especialmente indicado para construção de edifícios residenciais, unifamiliares, bem como para a reabilitação de edifícios antigos. No entanto, existem várias outras áreas onde é possível tirar partido das muitas vantagens do sistema.

No nosso site dedicado ao LSF, consulte o artigo: Aplicações principais do LSF

LSF é uma marca registada?

Não. Trata-se simplesmente de uma designação corrente que define um sistema popular em muitos locais da terra. Em alguns países, costumam ser usadas expressões com ligeiras variações. Por exemplo, no Brasil é comum usar o termo Light Steel Frame. Assim, nem a designação LSF nem os processos usados no sistema construtivo estão protegidos por qualquer marca registada ou direitos proprietários de autor ou de uma empresa.

O LSF carece de homologação?

Não. Visto que o LSF é um sistema construtivo cuja engenharia é calculada recorrendo a Normas Portuguesas ou Normas Europeias adoptadas em Portugal, considera-se automaticamente abrangido pela homologação do LNEC.

Onde posso obter mais informações?

Para conhecer melhor o sistema LSF sugerimos que visite o nosso anterior site que contém muitas dezenas de páginas de informação:

http://www.futureng.com

Outra alternativa é frequentar um dos nossos cursos sobre LSF.

Saiba mais aqui

EDIFÍCIOS DE TODO O TIPO EM TODO O LADO

O LSF existe em Portugal há cerca de 30 anos. Existem milhares de edifícios construídos com estrutura em aço galvanizado, em todas as regiões do continente e nas ilhas.

Há exemplos de obras em LSF para todos os gostos e em todos os feitios. Existem edifícios à beira-mar e junto a rios, nas montanhas e nas planícies, no campo e na cidade. Edifícios com arquitectura tradicional ou arrojada, térreos e altos, particulares e públicos, moradias, armazéns, hospitais, escritórios e para muitas outras aplicações. Edifícios para orçamentos modestos e de gama alta, construídos de raiz ou na reabilitação de edifícios antigos e históricos.

Saiba mais sobre o LSF junto de quem percebe.