FUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOFUTURENG
ENGENHARIA • PROJETO • FORMAÇÃO
LIGHT STEEL FRAMING
PRÉ-FABRICADOS DE BETÃO
ESPECIALISTAS EM ENGENHARIA E PORMENORIZAÇÃO30 ANOS DE EXPERIÊNCIAMILHARES DE PROJETOS EM PORTUGAL E NO MUNDOO espaço vazio entre os elementos metálicos, seja nas paredes, pisos ou coberturas, deve receber materiais que cumpram uma tripla função: isolamento térmico e acústico e ainda fornecer proteção contra o fogo. Assim, um material que seja um isolante térmico ou acústico mas que não seja incombustível, não deverá ser colocado no espaço entre perfis. A maioria dos construtores de edifícios LSF aposta na lã mineral para atingir esse triplo objectivo.
O que usualmente se designa por lã mineral pode ser dividida em dois produtos: lã de rocha e lã de vidro. As propriedades termo-acústicas são excelentes em ambos os casos. A escolha do material dependerá das suas características, conforme a aplicação a que se destina.
A Futureng recomenda é aplicação de ULTRACOUSTIC P, da KNAUF INSULATION. Trata-se de um isolamento térmico e acústico em lã mineral de vidro. É comercializado em painel semirrígido, incombustível na sua reação ao fogo (Euroclasse A1) e não hidrófilo. Os ligantes são de origem vegetal em que 86% dos seus materiais são renováveis. Sem fenóis nem formaldeídos adicionados.
Usualmente, as paredes exteriores são isoladas com duplo painel de lã mineral (para preencher uma espessura total de 150 mm) e as paredes interiores recebem dois painéis sobrepostos (espessura total de 90 mm). A lã mineral também é aplicada em pisos e nas lajes de esteira bem como entre as vigas de cobertura. Apesar da lã ULTRACOUSTIC P ser especialmente um material de isolamento acústico, possui excelentes propriedades como isolamento térmico. Naturalmente, outras marcas podem ser usadas desde que possuam as características técnicas previstas no cálculo térmico.