A Futureng publicou um desdobrável intitulado Think Steel, cujo texto visa esclarecer o público em geral, apresentando argumentos lógicos para se compreenderem as vantagens do LSF. Daí a alusão temática para pensar no aço como solução.
Página 15
Construção sustentável
A expressão Desenvolvimento Sustentável é cada vez mais utilizada como referência às metas prioritárias que a maior parte das grandes empresas, em todos os sectores da indústria pretendem alcançar. O termo define o esforço de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades. A ideia de desenvolvimento sustentável começou a difundir-se à medida que crescia a consciência sobre os limites dos recursos naturais e o dano que a actividade humana tem provocado no ambiente e na biodiversidade.
Quanto à construção, muito pode ser feito para defender o meio ambiente e, nesse aspecto, o sistema LSF pode, sem dúvida, ser considerado uma construção sustentável. Inclusivamente, o popular termo em inglês "green building" é frequentemente aplicado aos edifícios com estrutura em aço galvanizado, visto que promovem uma maior eficiência económica, uma enorme poupança de recursos naturais e humanos e um menor impacto ambiental durante as fases de projecto, construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação.
Pense numa obra convencional… quanta água se perde durante a construção? Quanta madeira se desperdiça no processo de cofragem? Quantos meios de transporte, e consequente consumo de combustível, são necessários para o transporte de tantos materiais pesados? Quanto ruído é provocado no local, propagando-se pela vizinhança? Quanto peso é lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis? Quanto dos materiais empregues, incluindo areias, são realmente provenientes de empresas certificadas e preocupadas com a sustentabilidade? E ainda só estamos a referir-nos ao período da obra.
Publicidade Google