Think Steel - Página 13

A Futureng publicou um desdobrável intitulado Think Steel, cujo texto visa esclarecer o público em geral, apresentando argumentos lógicos para se compreenderem as vantagens do LSF. Daí a alusão temática para pensar no aço como solução.

Página 13

Rapidez e fiabilidade na construção

Pergunte-se… quanto valeria para si conseguir reduzir para metade o tempo necessário para construir a sua nova casa?

Na verdade, tanto para os construtores como para os clientes este é um dos maiores benefícios que este sistema pode trazer, especialmente porque é este aspecto que torna a sua nova habitação economicamente acessível apesar da sua alta qualidade. Pense nisto: numa construção convencional cerca de metade do dinheiro que o construtor recebe destina-se ao pagamento da mão-de-obra e ao seu lucro. Deduz-se portanto que a outra metade é para materiais. No entanto, a mesma casa com estrutura LSF tem materiais de superior qualidade mas, se fôr vendida ao mesmo preço, isso significa que o construtor demorou menos tempo na execução e gastou menos mão-de-obra. Portanto, o cliente compra mais materiais e menos trabalho (coisa que, evidentemente não é um bem físico). Por sua vez, o construtor também se beneficia uma vez que liberta meios e pessoal mais rapidamente para iniciar novas obras. Ou seja, construtor e cliente, ambos saem a ganhar.

Quanto à fiabilidade, pense no seguinte: se não estiver presente para observar a forma como armadura em ferro foi executada, como poderá verificá-la após o enchimento com betão? Como se poderá certificar da qualidade do tijolo empregue, ou da espessura do isolamento colocado na caixa-de-ar entre panos de alvenaria, ou da qualidade da argamassa produzida em betoneira para reboco das paredes? Dificilmente.

Em contraste, numa estrutura em aço galvanizado os perfis estão individualmente identificados com marca e características de qualidade. O mesmo acontece com todas as placas de revestimento e com os materiais de isolamento térmico e acústico. O reboco vem já produzido de fábrica possuindo garantias próprias. Além disso, não é possível, por exemplo, aumentar um pouco o espaçamento de perfis para poupar alguns, pois, se estas medidas não forem rigorosas, as placas de revestimento não podem ser aparafusadas. Paredes e lajes têm de estar rigorosamente niveladas e aprumadas visto que não é possível fazer correcções com massas de enchimento. Tudo isto dá ao cliente uma garantia de rigor técnico. E mesmo em caso de dúvida, bastam apenas alguns minutos para retirar algumas placas de gesso e observar todo o interior das paredes ou tectos, podendo certificar-se da qualidade dos materiais.

Publicidade Google


Copyright © 2001-2023 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.