A Futureng publicou um desdobrável intitulado Think Steel, cujo texto visa esclarecer o público em geral, apresentando argumentos lógicos para se compreenderem as vantagens do LSF. Daí a alusão temática para pensar no aço como solução.
Página 7
Os Revestimentos Finais
Depois de termos um esqueleto metálico e um revestimento estrutural resta-nos revestir a nossa casa por dentro e por fora.
Pelo interior, tanto as paredes como os tectos são revestidos com placas de gesso cartonado que conferem um acabamento uniforme e esteticamente agradável mas cumprem ainda outras funções vitais, tal como a protecção contra incêndios e o aumento do isolamento térmico e acústico. As placas são fundamentais na regulação higrométrica, ou seja, no equilíbrio da humidade ambiente. Esta última característica impede a formação de bolores ou fungos resultando num ambiente mais saudável, especialmente para quem sofre de problemas respiratórios.
As placas de gesso são aparafusadas directamente sobre a estrutura metálica e as juntas são tratadas e, se o trabalho for executado com competência, será impossível localizá-las após a conclusão. Sobre as placas de gesso podem também ser colados os mais diversos materiais de revestimento, tal como o azulejo. E não se preocupe quanto ao pendurar objectos nas paredes. Isso pode ser feito mais facilmente do que em qualquer outra casa.
O revestimento exterior de uma habitação é muito mais do que apenas um elemento estético e decorativo. Deverá também, como a pele de um corpo, proteger a estrutura e o interior do lar ao mesmo tempo que permite a sua respiração. Uma fissura é um ponto frágil por onde inevitavelmente penetrará a humidade, provocando danos não só a nível estrutural como também no mobiliário da habitação e, pior ainda, na saúde dos ocupantes. Mas, infelizmente, problemas de infiltrações e de fachadas fissuradas são comuns na construção convencional, muitas vezes ainda antes da casa ser entregue ao seu novo proprietário.
Publicidade Google