Sobretensão
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Costuma designar-se por sobretensão quando a rede ou qualquer outra fonte de electricidade excede o seu valor nominal. Se por algum motivo a tensão eléctrica excede o valor previsto para uma determinada instalação, no momento em que houve esse pico de corrente ou aumento de tensão chamamos de sobretensão.

Sobretensões podem ocorrer durante todo o ano, mas especialmente durante o Inverno, quando ocorrem trovoadas. Dentro das nuvens, bruscas correntes de ar geram fricção entre gotas de água e gelo, levando à formação e ao aglomeração de electricidade estática. No topo das nuvens acumulam-se as cargas eléctricas positivas e na zona inferior as negativas. Quando a acumulação de cargas negativas atinge um valor elevado, gera-se uma descarga eléctrica sobre a aparência de raios (visíveis como relâmpagos luminosos) dirigidos para a área superior da nuvem ou mesmo para o solo. Os raios tomam sempre o caminho mais rápido para o solo e frequentemente isso implica a passagem através de objectos altos isolados na paisagem, como por exemplo árvores, casas ou mesmo pessoas.

Casas ou edifícios que se encontram nas entradas ou nas saídas dos aglomerados urbanos ou que se encontram um tanto isoladas, correm um maior risco de sofrerem sobretensões. Instalações eléctricas com corrente trifásica correm maior risco de sofrer sobretensões do que instalações com corrente monofásica.

Visto que a sobretensão é um aumento súbito e acidental de tensão num aparelho ou na instalação eléctrica, os aparelhos eléctricos afectados costumam ficar totalmente danificados. Para evitar sobretensões poderá considerar:

  • uma instalação com uma boa ligação à terra
  • uma instalação completa de compensação de potência
  • um sistema completo de instalação pára-raios
  • um sistema de instalação contra sobretensões

LSF e as descargas eléctricas

Visto que o sistema Light Steel Framing é essencialmente a construção de edifícios usando centenas de perfis metálicos, alguns questionam a segurança dos ocupantes durante uma trovoada. Receiam que o edifício, por ter estrutura metálica, possa "atrair" relâmpagos e, assim, electrocutar os seus ocupantes durante uma tempestade.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.