Segurança estrutural
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Este é provavelmente o aspecto em que o futuro utilizador mais rapidamente pensará ao analisar a possibilidade de construir um edifício com estrutura em aço. O facto de se usarem materiais leves, em contraste com o peso do betão, levará muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construções. Nada poderia ser mais enganador!

Vantagens de uma estrutura ligeira em aço

A resistência da estrutura é assegurada pelo metal. Neste sentido uma casa no sistema Light Steel Framing não difere de qualquer outra casa de alvenaria. Obviamente, a resistência estrutural de qualquer casa vulgar é assegurada pelo uso de varas de ferro embutidas em pilares e lintéis de cimento. No entanto, no primeiro caso, são usados perfis e vigas de aço galvanizado em espaçamentos de 60 cm ou menos. Tomando por hipótese uma habitação de tamanho normal, tendo um piso térreo e um superior, totalizando 200 m² por exemplo, são empregues cerca de 1.300 metros de perfis verticais, 500 metros de vigas de piso, 500 metros de vigas de telhado e 800 metros de canais além de centenas de outros elementos metálicos essenciais. Isto representa quase 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais! No entanto, neste exemplo, a casa seria muito mais leve do que uma convencional visto não ser necessário todo o peso do cimento ou do tijolo. Ou seja, praticamente todo o peso de uma construção LSF é proveniente do seu esqueleto metálico estrutural.

Pelo facto de não serem necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores podem ser consideradas como estrutura do edifício e por onde se reparte todo o peso das placas e andares. Assim, facilmente se compreende o bom desempenho destes edifícios perante sismos. A inteira casa pode ser comparada a uma enorme caixa metálica reforçada por revestimento em placas estruturais.

A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às variações do terreno, diminuindo a possibilidade de fissuras nas paredes e reduzindo o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um terramoto. Para isto também contribui o baixo peso da inteira edificação e a uniformidade na distribuição das cargas, atenuando os pontos de concentração de forças e de tensões.

Em resumo…

As características que tornam o LSF um sistema que assegura elevada segurança estrutural, com a consequente diminuição de risco de vida em caso de sismo, podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Baixo peso da estrutura e de todo o edifício em geral
  • Os elementos mais pesados do edifício são as fundações, ou seja, na base
  • Distribuição de cargas por todo o perímetro
  • Ductilidade dos elementos metálicos estruturais
  • Flexibilidade da estrutura por não existirem conexões rígidas

A importância da engenharia

Por mais resistentes que sejam os materiais por si só, o desempenho de qualquer estrutura depende da forma como os seus diversos elementos são dimensionados. Depende ainda do cálculo das quantidades envolvidas e da eficiência da sua conjugação ou das suas conexões. Assim, as estruturas ligeiras em aço serão tanto mais resistentes e eficientes quanto maior for a experiência dos técnicos envolvidos na elaboração dos cálculos de engenharia e dos projectos de execução.

Leia mais sobre este assunto, no seguinte artigo:

Desempenho do LSF perante sismos

Melhorias nos métodos de engenharia e construção nos Estados Unidos nos últimos 50 anos têm ajudado a tornar as casas actuais locais seguros durante um terramoto. Um desses avanços, o uso do Light Steel Framing, oferece muitas vantagens reais em comparação com as estruturas de madeira ou de alvenaria.

Características do metal usado

Naturalmente, nem todo o tipo de aço é adequado à estrutura de um edifício ou corresponde ao exigido na legislação aplicável às estruturas com perfis enformados a frio. A Futureng recomenda a Perfisa como fornecedora nacional do aço galvanizado adequado aos projectos que executamos. Assim, se está a construir uma casa LSF neste momento e as peças empregues não possuem a marca Perfisa, é muito provável que a estrutura da sua casa não esteja em conformidade com a legislação actualmente em vigor. Se este for o seu caso, por favor, não hesite em contactar-nos para que lhe possamos dar informações mais adequadas.

Think Steel

A Futureng publicou um desdobrável intitulado Think Steel, cujo texto visa esclarecer o público em geral, apresentando argumentos lógicos para se compreenderem as vantagens do LSF. Numa das suas páginas apresentamos vários argumentos sobre a segurança estrutural do sistema LSF.

Intervenção no programa Antena Aberta - RTPN

Escute a intervenção via telefone de Carlos Pereira, em representação da Futureng, esclarecendo os telespectadores sobre as vantagens da construção LSF em face de uma catástrofe de grandes proporções, a propósito do 250º aniversário do Terramoto de Lisboa de 1755.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.