Na maioria dos casos, a secção das paredes exteriores no sistema LSF possui menos 12 cm do que as construídas em alvenaria. Isso significa que, para a mesma planta, são ganhos 12 cm de espaço útil interior por cada metro linear de parede exterior. Ora, se uma moradia tiver 100 metros lineares de paredes exteriores (em dois pisos, por exemplo), isto representa um ganho de 12 metros quadrados de área útil interna. Esta área até será maior, se levarmos em conta algum ganho obtido da menor secção das paredes interiores. Apesar da menor secção, a quantidade de isolamento térmico e acústico é muito superior ao que se costuma aplicar nos métodos convencionais.
Comparação de secção das paredes exteriores
Atentemos na constituição de uma parede exterior nos dois sistemas (pelo menos, no que habitualmente se faz em Portugal):
Alvenaria
- Duplo pano de tijolo furado, com 15 cm mais 11 cm
- Caixa de ar (quase sempre sem cuidados de ventilação) com cerca de 6 cm, na qual se colocam placas de Poliestireno Extrudido (se é que não é apenas EPS) com 4 cm
- Reboco exterior de cimento e areia com 2 cm
- Estuque interior com gesso projectado com 2 cm
Total da secção da parede: 36 cm, dos quais apenas 4 cm de isolamento térmico, nenhum material de isolamento acústico e pontes térmicas em todos os elementos estruturais.
Obs.: Naturalmente existem outras opções, incluindo a aplicação de um sistema ETICS sobre o pano de alvenaria. No entanto, essa alternativa ainda não é o padrão habitual no nosso mercado. Também, se essa for a opção, o custo final da alvenaria subirá, tornando ainda mais competitivo o LSF.
LSF
- Estrutura com perfis metálicos com secção de 150 mm espaçados a 600 mm
- Revestimento interior com placas de gesso laminado de 15 mm
- Revestimento estrutural exterior com placas OSB com 11 mm
- Isolamento termo-acústico na cavidade entre perfis com dois painéis sobrepostos de lã mineral com 60 mm cada um
- Isolamento térmico pelo exterior com placas de EPS de 60 mm coladas sobre o OSB
- Reboco armado com rede com cerca de 4 mm o que, junto com o EPS, constitui o sistema ETICS

Total da secção da parede: 24 cm, dos quais 18 cm são compostos por materiais termicamente eficientes, 12 cm de isolamento acústico por excelência, nenhuma ponte térmica em toda a superfície exterior das paredes.
Obs.: Apesar de não ser tão comum, alguns clientes optaram por construírem as paredes exteriores das suas casas com perfis C90, ou seja com 90 mm de secção. Isto permite reduzir os custos da construção, por reduzir a quantidade de aço e de materiais de isolamento. Nestes casos, a secção das paredes exteriores pode ter apenas 18 cm ou ainda menos. Naturalmente, o inverso também é possível. A secção da parede pode ser alargada, bastando aplicar uma subestrutura metálica pelo interior onde serão afixadas as placas de gesso laminado.
Comparação de secção das paredes interiores
Também neste caso se ganham alguns centímetros de área, conforme se percebe pela seguinte comparação:
Alvenaria
- Pano de tijolo furado de 11 cm
- Estuque interior com gesso projectado com cerca de 2 cm em cada face
Total da secção da parede: 15 cm, sem qualquer isolamento térmico e acústico e com uma ligação física às lajes, o que permite a propagação do som.
LSF
- Estrutura com perfis metálicos com secção de 90 mm espaçados a 600 mm
- Revestimento com placas de gesso laminado de 15 mm em cada uma das faces
- Isolamento termo-acústico na cavidade entre perfis com dois painéis sobrepostos de lã mineral com 40 mm cada um
Total da secção da parede: 12 cm, dos quais 8 cm são compostos por isolamento acústico por excelência. A parede pode ser construída sobre bandas acústicas que dificultam a propagação sonora.
Conclusões
Apenas pelos exemplos acima fica provado que a habitual comparação de preços entre os dois sistemas construtivos é injusta. É evidente que a construção convencional também pode eliminar as pontes térmicas com aplicação de alvenaria revestindo os elementos estruturais ou por recorrer ao reboco térmico pelo exterior. Na caixa de ar também se pode colocar mais isolamento com a correcta ventilação e colocação de drenagem adequada para eliminar as condensações. Sim, tudo se pode fazer, mas isso fará aumentar os preços e, nesse caso, o LSF será de longe mais competitivo.
É evidente que a área que se ganha pela menor secção das paredes exteriores e interiores não pode ser usada isoladamente para criar uma nova divisão da casa, mas o facto é que estes metros ainda precisam ser revestidos com pavimentos, exigindo mais gesso e pintura nas paredes e tectos, sem falar na mão de obra adicional. Além disso, apesar dessa redução de secção, o edifício conta com uma espessura três vezes superior de materiais de isolamento térmico e acústico, sem pontes térmicas e menor risco de condensações. Assim, quando o preço de ambos os sistemas construtivos é equivalente, facilmente se compreende que o cliente leva mais pelo mesmo dinheiro.
Alternativas
As informações acima apenas abordam a solução mais comum aplicadas nas execuções de paredes em LSF no nosso mercado. No entanto, diversas outras soluções são possíveis, incluindo a aplicação de um muro de alvenaria pelo exterior.
Inércia térmica
Para comparações relacionadas com as características térmicas das paredes, consulte os seguintes artigos:
Publicidade Google