Rapidez de construção
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Um ano a aguardar a construção de uma casa pode tornar-se desesperante para o futuro residente. Não só pelo simples facto de esperar mas também pela necessidade de resolver os problemas que obrigatoriamente surgem durante um tão longo processo. Quanto vale para si a redução deste tempo (e dos problemas) para metade do tempo usualmente empregue? Para muitos este é um dos maiores benefícios que o Light Steel Framing pode trazer, especialmente porque é este mesmíssimo aspecto que torna a sua nova habitação economicamente acessível apesar da sua alta qualidade. Assim, esta vantagem está intimamente ligada com o custo final da obra e o seu posterior valor imobiliário.

Porque é mais rápido?

O baixo peso dos materiais apesar das grandes dimensões dos mesmos, a utilização de sistemas de fixação mecânica ao invés de cimento, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, a facilitada colocação de tubagens e condutores eléctricos devido a não ser necessária a abertura de roços e ainda muitas outras técnicas fáceis e rápidas utilizadas nos edifícios LSF, diminuem consideravelmente a mão de obra e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos.

Assim, uma construção que requeira um prazo de execução de dez meses a um ano usando os métodos usuais poderá ser concluída em apenas seis meses, ou até menos, segundo o sistema LSF. É fácil imaginar as vantagens deste ganho de tempo para os construtores e especialmente para quem aguarda com ansiedade ver a sua nova casa pronta a habitar.

Numa construção vulgar uma grande fatia do custo final é a mão de obra. Nas habitações com estrutura metálica poupa-se na mão de obra e investe-se na qualidade dos materiais básicos.

Diminuir ainda mais o tempo de construção

O processo mais simples de construir com o sistema LSF é a montagem da estrutura peça por peça no próprio local da obra. No entanto, existem métodos que permitem reduzir ainda mais o tempo de construção. Entre estes estão os processos de painelização e construção modular. Saiba mais nos seguintes artigos:

Exemplos

Para ilustrar a rapidez de construção de um edifício com estrutura em aço leve, apresentamos algumas imagens da construção do bloco residencial da universidade de North Idaho College, em Coeur d'Alene, Idaho, Estados Unidos.

Deixamos abaixo um breve vídeo que ilustra bem a rapidez de montagem de uma estrutura LSF. Trata-se da montagem de uma moradia, recorrendo ao processo de painelização, usando a perfilaria e tecnologia da USG Framing, uma divisão da empresa americana USG. Esta empresa, fundada em 1902, é um dos maiores fabricantes mundiais de gesso laminado (gesso cartonado) e respectivos acessórios.

Construção em altura

Deixamos abaixo um outro exemplo, este de facto surpreendente e bem ilustrativo da rapidez de execução de um edifício que alia os elementos laminados a quente ao aço galvanizado. Trata-se do Hotel Ark, em Changsha, na China, que foi construído em apenas seis dias! A melhor solução para este tipo de edifícios, é a utilização de uma superestrutura em elementos de aço laminados a quente usualmente conhecidas como vigas I ou H (IPE e HEB). As colunas e vigas metálicas são dispostas numa grelha em espaçamentos regulares, conferindo sustentação e rigidez a toda a estrutura. Elementos diagonais de reforço garantem a estabilidade estrutural do edifício. Também, conforme a volumetria do edifício, podem ser construídos núcleos em betão armado que passam a receber a maior parte das cargas laterais provenientes do vento e da eventualidade da ocorrência de um sismo.

Depois das fundações terem sido executadas, foram necessárias apenas 46 horas para erguer a superestrutura e mais 90 para terminar a obra. Segundo as notícias, o edifício possui um excelente isolamento térmico e acústico e está preparado para resistir a um sismo com 9 graus de magnitude.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.