Radiação térmica
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A radiação é a emissão de energia por uma fonte na forma de ondas electromagnéticas ou partículas de alta energia. A radiação de calor é a transferência de calor por meio de raios infravermelhos. O calor pode passar através do vácuo, viajando à mesma velocidade da luz, pode ser reflectido e refractado e não afecta o meio por onde passa.

A radiação é, portanto, a forma como o calor se propaga no vazio. O calor do Sol percorre milhões de quilómetros até chegar à Terra. Essa propagação não se dá por condução nem por convecção. Nesse trajecto, o calor propaga-se no vazio por radiação, isto é, através de ondas. Estas ondas electro-magnéticas propagam-se à velocidade da luz. A superfície do Sol está extraordinariamente quente e nós sentimos na pele parte desse calor quando nos expomos à sua luz. No entanto, o espaço entre a Terra e a estrela permanecem incrivelmente frios.

Podemos perceber a radiação em outras situações. Sente-se o calor que vem de um forno aceso ao se aproximar dele e antes de o tocar. De facto, todos os objectos irradiam calor em todos os momentos. Quando a temperatura de um corpo é constante, é porque existe um equilíbrio entre o calor recebido e o calor cedido por condução, convecção ou radiação.

Copyright © 2003-2014 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.