Quercus
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), fundada a 31 de Outubro de 1985.

É uma associação independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno do mesmo interesse pela Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais e na Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado.

quercus100.jpg

A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o nosso país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradadas.

Desde a sua fundação, a Quercus tem vindo a ocupar na sociedade portuguesa um lugar, simultaneamente irreverente e construtivo, da defesa das múltiplas causas da natureza e do ambiente. Este estatuto foi progressivamente conquistado através de uma conduta atenta ao real, sem perder o ponto de referência fundamental dos princípios, nem se afastar das necessidades de complementar a denúncia crítica com o esforço para a construção de consensos na sociedade portuguesa, sem os quais nenhum efectivo modelo de desenvolvimento sustentável será possível no nosso país.

Existem Núcleos regionais da Quercus espalhados um pouco por todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Em 1992, a Associação recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Senhor Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Ecocasa - Um projecto para todos os cidadãos

Lançado pela Quercus em Janeiro de 2004, o projecto EcoCasa centrou-se desde o início nos temas da eficiência energética e das alterações climáticas. Sensibilizar para uma melhor gestão do consumo de energia no sector doméstico era, e continua a ser hoje, o objectivo principal, incentivando uma procura mais moderada e demonstrando como tornar mais eficientes os consumos diários.

ecocasa110.gif

Esta tarefa continua hoje justificada pelo aumento, nos últimos anos, dos consumos energéticos a nível doméstico no nosso país e pelo consequente agravamento das emissões de gases com efeito de estufa que estão na origem do aquecimento global. Desde a sua criação, foram desenvolvidas diversas ferramentas de trabalho e iniciativas de divulgação no sentido de consciencializar o cidadão comum e persuadi-lo a mudar comportamentos.

Com o amadurecimento do projecto, depressa se concluiu que o consumo sustentável se estendia a outros sectores do quotidiano, a cuja especificidade o conceito geral de Energia não fazia justiça. Assim, surgiram três novas áreas temáticas de trabalho - Água, Mobilidade e Construção Sustentável – que vieram dar um sentido mais transversal ao conceito de eficiência.

Conhecer os problemas, ponderar alternativas e ajustar hábitos no quotidiano é o caminho para uma utilização mais racional dos recursos em todas estas áreas do quotidiano. Porque o planeta agradece.

Minuto Verde

Minuto Verde, da autoria da Quercus, é uma rubrica permanente que integra o Bom Dia Portugal, programa informativo da RTP1. Neste site apresentamos alguns destes pequenos vídeos que incluem excelentes conselhos e sugestões para defender o ambiente.

A Futureng e a preocupação com a sustentabilidade

Apesar de não existir qualquer vínculo entre a Futureng e a Quercus, ainda assim partilhamos dos principais objectivos que aquela organização promove.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.