Projectos de execução

Além dos projectos de especialidade a submeter à aprovação camarária, a Futureng também elabora o projecto de execução. Trata-se de peças desenhadas com bastante pormenorização que habilita o construtor a construir de forma correcta, eficiente e rápida.

Os projectos de execução de obra são fundamentais neste tipo de construção onde não se trabalha ao centímetro, mas sim, ao milímetro. Daí que a fase mais importante da obra seja realizada no gabinete de projecto. O executante não terá de perder tempo a imaginar soluções visto que o projecto de execução apresenta os pormenores construtivos da estrutura. Naturalmente, estes projectos constituem um custo adicional, mas a experiência tem provado que o investimento é amplamente recompensado pela redução do risco de ocorrência de erros construtivos, extremamente onerosos de reparar.

Ao longo dos anos, a Futureng foi acumulando uma extensa base de dados com os mais diversos pormenores. Ainda assim, cada obra exige um estudo detalhado para decidir qual será a melhor solução para cada desafio construtivo que a arquitectura exige.

Software

Não possuímos um programa informático específico para dimensionar uma estrutura LSF. Existem alguns programas de desenho especializados mas não efectuam cálculos. Assim, cada estrutura tem de ser dimensionada individualmente, utilizando os processos comuns a qualquer gabinete de engenharia. A diferença está na metodologia de trabalho usada e na especificidade da legislação a aplicar.

Existem no mercado mundial alguns programas informáticos destinados ao desenho e pormenorização de estruturas ligeiras em madeira ou em aço enformado a frio. Alguns produzem desenhos tridimensionais da estrutura e pormenores das respectivas ligações. Apesar de no passado termos usado alguns desses programas específicos para o "framing", actualmente a Futureng não recorre a esses meios. Isso acontece porque os actuais programas de desenho foram elaborados recorrendo à legislação e metodologia norte-americana, sendo que em Portugal aplicam-se os Eurocódigos e a restante legislação europeia. Além disso, os programas de desenho destinados ao LSF são pouco flexíveis, não se adaptando a todos os tipos de arquitectura que temos realizado ao longo dos anos. Tornam-se ainda mais limitados quando tratamos de projectos de reabilitação de imóveis antigos.

Assim, a Futureng dimensiona as peças estruturais recorrendo a folhas de cálculo que desenvolveu propositadamente para o seu trabalho. Quanto aos projectos de execução, cada um é analisado individualmente e utilizamos programas de desenho generalistas, recorrendo também à nossa própria base de dados com pormenores que fomos reunindo ao longo dos anos.

Exemplos

Nas gravuras acima, poderá ver alguns exemplos da pormenorização que incluímos nos nossos projectos.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.