Preço competitivo
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Para os que desejam uma habitação de qualidade, que garanta um ambiente saudável e seguro para a família, as moradias com estrutura metálica constituem uma excelente opção. Apesar destas preocupações serem as realmente fundamentais, o preço continua a constituir um factor importantíssimo na tomada de decisão. Algumas pessoas confundem este tipo de edifícios com construções pré-fabricadas e imaginam que o preço deverá ser muito mais baixo que os praticados na construção vulgar. Convém esclarecer que o sistema Light Steel Framing não é para quem procura construção de baixa qualidade a preço de saldo. Empregam-se os mais recentes materiais, eficientes e tecnicamente evoluídos. Os níveis de segurança e conforto são elevados e, naturalmente, a qualidade tem o seu custo.

Apesar disso, as construções com estrutura em aço são comercializadas por valores semelhantes a qualquer outra moradia de qualidade. Isto é possível devido à menor utilização de mão de obra, a uma gestão eficiente dos profissionais envolvidos e à racionalização dos meios de transporte e maquinaria. Isso acontece também devido ao tipo de materiais e processos usados. Uma construção mais leve, sem necessidade de cofragem e tempo de secagem, com menos meios de transporte e de elevação, resultam numa poupança substancial de recursos e num acentuado aumento da rapidez de construção. Isto permite tornar o preço competitivo.

Mas, afinal, quanto custa?

Temos de admitir que a pergunta referente aos preços é sempre de difícil resposta. Como exemplo, existem muitos automóveis nas estradas e a maioria possui as mesmas características básicas. No entanto, os preços variam imenso consoante as marcas e os níveis de equipamento de cada um. O mesmo se aplica a uma casa. Usualmente, são os níveis de acabamento e do equipamento que fazem a diferença nos valores. O que podemos dizer é que uma habitação com estrutura em aço é comercializada sensivelmente pelo mesmo preço de uma casa vulgar. A vantagem do sistema LSF não reside no preço mas sim no que o cliente obtém pelo mesmo valor. Ou seja, pelo mesmo preço de uma casa em alvenaria, o proprietário poderá obter mais conforto térmico e acústico, menor risco de vida em caso de sismo e terá a sua casa pronta mais cedo.

Os preços actualmente praticados para a venda de moradias unifamiliares com acabamentos médios rondam os 750 euros por metro quadrado, na área suburbana de Lisboa. Conforme dissemos acima, os preços da construção LSF são similares. Podem, no entanto, existir certas circunstâncias que permitam uma redução substancial dos valores, tal como analisamos abaixo.

Visto que muitos interessados costumam questionar sobre os preços, a Futureng resolveu apresentar, apenas como exemplo, uma moradia com uma configuração comum e que possibilite formar uma ideia comparativa. Trata-se de um T3, com duas instalações sanitárias e uma área de cerca de 130m2. Uma habitação deste género poderá ser comercializada por cerca de 95.000 Euros.

Incluímos também uma lista dos acabamentos tipo da moradia. Como é óbvio, tanto a configuração do edifício como os respectivos materiais de acabamento poderiam ser modificados, sendo o valor final ajustado segundo essas novas opções.

Na reabilitação

Se é difícil determinar um valor por metro quadrado para a construção em geral e para o LSF em particular, essa dificuldade é acrescida quando falamos em reabilitação urbana. De facto, os imponderáveis são tantos que arriscar um valor generalista será sempre enganador para o cliente. Mas o mesmo acontece seja qual for o método aplicado na estrutura. No entanto, se o preço do LSF já é competitivo na construção de raiz, podemos afirmar que no caso da reabilitação pode realmente tornar-se a mais económica das soluções.

Especialmente em certas zonas urbanas, algumas delas de difícil acesso como no centro histórico das cidades, a utilização de materiais mais leves reduz as dificuldades de transporte e elevação. Também, o baixo peso dos materiais empregues, frequentemente elimina a necessidade de reforçar a estrutura do edifício. Em alguns casos, esta vantagem torna o LSF a única alternativa possível para dividir espaços ou acrescentar um novo piso. O LSF mostra ser especialmente vantajoso na substituição de pisos em madeira ou telhados já degradados.

Edifícios que mantêm apenas as suas fachadas podem ser completamente renovados ou ampliados, com pisos intermédios, novos pisos e novas coberturas, usando o aço leve. Nestes casos, a estrutura antiga acaba por receber menos cargas do que antes, resolvendo problemas de engenharia que se tornariam difíceis ou extremamente caras usando o betão armado ou o aço pesado.

Pelos motivos expostos, a reabilitação com estruturas em aço galvanizado pode ser a solução mais eficiente e mais barata, quando comparada com o betão, o ferro ou a madeira.

Valor imobiliário

Mesmo que uma moradia em LSF custe exactamente o mesmo que uma outra de configuração similar, existem muitas razões para afirmar que o cliente obteve mais pelo mesmo dinheiro, ou seja, o custo inicial é rentabilizado com o tempo. Apenas como exemplo, falemos da redução da secção das paredes. Disso resulta num acréscimo de vários metros quadrados de área. Apesar dessa redução de secção, o edifício conta com uma espessura várias vezes superior de materiais de isolamento térmico e acústico, sem pontes térmicas e menor risco de condensações.

Crédito bancário

Algumas pessoas levantam questões sobre o financiamento bancário. Presumem que as instituições bancárias dificultam, ou mesmo declinam, o processo de obtenção de um empréstimo para a construção de uma moradia. No entanto, essa ideia ocorre devido a um equívoco comum: confundir uma moradia com estrutura em aço galvanizado com os pré-fabricados.

Formas de reduzir os custos

Existem razões válidas para crer que os preços finais de uma moradia com estrutura LSF tenderão a diminuir com os anos e a tornar-se ainda mais competitivos em relação aos métodos tradicionais de construir.

Aumento da procura e oferta

Além das vantagens na segurança e no conforto, o aumento previsto no número de construções com estrutura metálica tornará este tipo de habitações mais comuns e, portanto, ainda mais competitivas no que concerne ao custo final. O aumento de consumo de certo tipo de materiais e equipamento obrigará à diminuição do preço de aquisição de matéria prima até se alcançarem valores semelhantes aos da construção vulgar.

Perspectivam-se, portanto, ainda melhores condições para futuros compradores e construtores deste sistema. No entanto, mesmo neste momento, existem meios de diminuir os custos de produção de forma a alcançar valores de construção bastante competitivos. Uma delas é a recorrer a arquitectura e engenharia inteiramente idealizadas para o sistema LSF.

Tirar partido das características do sistema

Evidentemente, qualquer tipo de construção concebida para os métodos vulgares pode ser convertida para o sistema Light Steel Framing sem encargos para o cliente e sem alterar em nada o aspecto final pretendido. No entanto, caso a moradia seja concebida desde raiz, segundo o sistema, permitirá uma melhor racionalização dos espaços e uma substancial poupança na colocação dos elementos estruturais e de revestimento.

Painelização

Tirando partido dos materiais e processos aplicados, é possível executar moradias por painéis ou módulos. Em fábrica, podem ser executadas paredes inteiras ou secções de pisos e de cobertura. Posteriormente, estes painéis são transportados para o local, fixados entre si e finalmente revestidos em ambas as faces. Este processo elimina os desperdícios de material ao passo que permite acelerar o processo construtivo, garantindo que elementos externos, tais como o clima, não interfiram no avanço dos trabalhos.

Construção modular

Outro processo que permite reduzir ainda mais os valores é a construção em fábrica de módulos inteiros. Ou seja, a construção de segmentos do edifício, tais como salas ou quartos inteiros, incluindo paredes, pisos e tectos, que posteriormente são transportados e acoplados a outros módulos. Este tipo de construção modular permite executar em armazém a maior parte das tarefas da obra, incluindo a canalização, electricidade, isolamento, caixilharia e até os revestimentos decorativos exteriores e interiores. Naturalmente, para que se aproveite todo o potencial deste método de construção industrializada, é comum que o cliente tenha de optar por uma arquitectura já existente. Ainda assim, é sempre possível adaptar a casa aos desejos do cliente por optar entre diferentes módulos e configurações.

Massificar a construção

O rigor do sistema LSF permite um controlo de custos mais difícil de alcançar com outros métodos. Assim, apesar do preço final não ser uma das vantagens do LSF no caso de uma única moradia isolada, a massificação da construção pode resultar numa considerável redução de custos. Isso acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. No entanto, não estamos apenas a referir-nos à economia de escala que, obviamente, reduz preços em qualquer actividade industrial, incluindo na construção civil. Falamos antes da possibilidade de massificar a construção de elementos da estrutura, usando processos e materiais específicos do LSF e que dificilmente podem ser reproduzidos por outros processos construtivos.

Outra forma de diminuir custos acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. Neste tipo de construção em massa, a maior parte das paredes e secções de piso e de telhado poderão ser fabricadas previamente em armazém. Este é um método de construção tanto mais eficiente quanto mais se repetirem os referidos elementos. Os perfis e vigas são fabricados segundo as medidas necessárias evitando desperdícios de material. Muitos dos elementos de revestimento são colocados na estrutura antes de esta ser erguida e colocada no local. A velocidade de trabalho neste método pode chegar a ser três vezes maior do que na construção dos perfis no local e tem ainda a vantagem de poder ser realizado em local protegido de qualquer tipo de condições climáticas. Assim, a construção de diversos edifícios num mesmo local permitirá aumentar exponencialmente a eficiência do LSF, por se usarem métodos de montagem de paredes e outros elementos estruturais em fábrica, processos esses que poderão ser impossíveis de implementar na construção em alvenaria.

Legislação mais rigorosa

A legislação actual, bem como futuras alterações, tende a ser cada vez mais rigorosa para garantir bons níveis de qualidade na habitação. Dessa forma, os métodos tradicionais de construir terão de se adaptar e evoluir. Esse incremento de qualidade resultará, em muitos casos, em preços mais elevados. Ora, em várias áreas essa qualidade já é padrão do sistema LSF. Por exemplo, as recentes melhorias na legislação referente ao comportamento térmico dos edifícios levou muitos construtores a aplicarem métodos para corrigir as pontes térmicas, tal como o revestimento de elementos estruturais ou a aplicação de sistemas ETICS. Essas soluções são já correntes nos edifícios com estrutura metálica, resultando assim no desequilíbrio de custos finais em favor do LSF.

Outros factores

Existem ainda alguns factores que permitem antever uma maior competitividade do LSF no futuro. Um delas é a maior experiência dos trabalhadores e a sua fidelização às empresas. Neste momento, todo o custo de formação dos trabalhadores é suportado pelas empresas construtoras, na sua maioria de dimensão familiar. Alguns trabalhadores, após algum tempo na empresa, julgam já estar preparados para fazerem os seus próprios biscates ou até mesmo formar novas micro empresas, abandonando aqueles que investiram na sua apresentacoes-sobre-lsf. Outro factor é o aliar o negócio imobiliário à construção, ou seja, construir para vender depois. Visto que tempo é dinheiro, o menor tempo de construção de uma moradia permitirá diminuir custos associados ao empate de capital e de meios.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.