Processos de pré-fabricação
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Costuma designar-se por pré-fabricado o edifício que é constituído por peças ou partes previamente construídas e prontas para serem montadas. Também se pode assim catalogar o objeto ou material que foi previamente construído para ser aplicado na posição determinada numa estrutura ou num edifício.

LSF não é sinónimo de pré-fabricado

Um edifício com estrutura LSF é considerado pré-fabricado? Depende. Se entendemos que os perfis já vêm fabricados e são montados no local, então podemos dizer que as peças metálicas são pré-fabricadas. Mas o mesmo podemos dizer em relação aos tijolos ou blocos de cimento aplicados nos processos mais convencionais. Os tijolos não são moldados e cozidos no local mas apenas colocados no seu lugar determinado.

Assim, ao contrário do que alguns pensam, na grande maioria das vezes a estrutura de um edifício LSF não é pré-fabricada. Tal como os tijolos são transportados para uma obra, já prontos, da mesma forma os perfis metálicos chegam à obra e depois têm de ser cortados no local e posteriormente montados. As paredes são construídas no solo e posteriormente erguidas e colocadas no local definitivo sendo então fixas à fundação através de buchas de ancoragem. As janelas e outras aberturas necessitam de processos próprios de montagem uma vez que são providas de vigas de cabeceira. Os pisos, constituídos por diversas vigas metálicas, são então colocados sobre as paredes. O telhado também é totalmente construído com elementos metálicos sejam eles vigas ou asnas.

Não há limitações para o tipo de configuração dos edifícios com estrutura em aço. Paredes curvas ou efeitos irregulares em fachadas são perfeitamente exequíveis utilizando os perfis metálicos.

Após ser erguida e terminada, a moradia é tão imóvel quanto qualquer outra. Depois de pronto, o edifício é indistinguível de todos os que são construídos por processos mais convencionais. E não é possível "desmontar" uma moradia com estrutura em aço. Visto que o esqueleto metálico possui milhares de ligações aparafusadas, a demolição completa de um edifício LSF, é realmente uma tarefa tão complicada como noutra construção qualquer. Assim, uma moradia LSF é um "imóvel" e é assim que deve ser classificado pelos serviços municipais ou pelas instituições bancárias.

Um edifício com estrutura LSF pode ser pré-fabricado

Apesar do exposto acima, um edifício com estrutura LSF pode ser pré-fabricado. Visto que os processos de construção não dependem de cofragens, escoras, argamassas e tempo de cura, é possível pré-fabricar elementos tais como paredes, secções de piso, asnas de cobertura, entre outros. Para essa solução também contribuem o baixo peso dos materiais apesar das grandes dimensões dos mesmos, a utilização de sistemas de fixação mecânica, a facilitada colocação de tubagens e condutores eléctricos devido a não ser necessária a abertura de roços e ainda muitas outras técnicas simples e rápidas. Inclusivamente, é possível pré-fabricar módulos que constituem uma inteira divisão de uma casa. Esses processos costumam ser ser designados por painelização e construção modular. Saiba mais nos seguintes artigos:

Visto que os processos de pré-fabricação normalmente implicam montagem em fábrica e transporte, os materiais que constituem a estrutura deverão ser resistentes mas leves. Nesse aspecto, nenhum outro material é tão adequado do que os perfis de aço galvanizado enformados a frio.

Em resumo…

O processo mais simples de construir com o sistema LSF é a montagem da estrutura peça por peça no próprio local da obra. Esse método não deve ser confundido com os chamados pré-fabricados. No entanto, a opção de pré-fabricar pode ser a melhor solução quando falamos em habitação de custos controlados, em construção massificada de dezenas de moradias ou quando se pretende colocar o edifício num local onde existem restrições legais à construção mais convencional. Devido ao baixo peso, podem evitar-se fundações permanentes em betão armado ou o edifício pode ser construído de forma a poder ser movido se isso vier a ser necessário.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.