Estádios para o CAN 2010


Esta é apenas uma das várias centenas de obras executadas com projectos da Futureng
Consultar a lista de todas as páginas do nosso portfólio

Angola2010Logo.jpg

A Futureng elaborou projectos de engenharia para algumas intervenções em estádios que foram usados no CAN 2010. Tratou-se de aplicar as vantagens do LSF para execução dos edifícios de apoio aos estádios de Tafe e Chibodo, nomeadamente a rapidez de construção e o baixo peso dos materiais. Os edifícios no exterior dos estádios possuem uma estrutura metálica, em aço galvanizado, e continham instalações tais como sanitários, balneários, salas para a comunicação social e bares.

Mondo Portugal

Os nossos projectos foram executados para a Mondo Portugal, empresa líder no mercado desportivo, com sede em São Francisco, Alcochete. A empresa desenvolve a sua actividade no território nacional (continente e ilhas) e em simultâneo na República de Angola.

Com um conceito inovador na oferta de uma série de serviços complementares à instalação desportiva, a Mondo Portugal desenvolveu uma série de parcerias que lhe permite, da fase de projecto e concepção, à construção, instalação de pavimento e equipamento desportivo e posteriormente à fase de manutenção de instalações desportivas, oferecer um conjunto de soluções no âmbito do conceito de "projecto chave na mão". Este conceito permitiu construir um complexo multidesportivo em BucoZau, na Província de Cabinda, Angola, inaugurado em 2008, e com obras em dois estádios de apoio ao CAN 2010: a recuperação do Estádio Municipal do Tafe e a construção do Estádio do Chibodo.

Notícias sobre as obras

No site do Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações (COCAN) foi incluída a seguinte notícia em 26 de Fevereiro de 2009 sobre estas intervenções naqueles estádios:

Empresa MONDO constrói campos de apoios

O Governo da província de Cabinda contratou a empresa "Mondo", especializado em construção de infra-estruturas desportivas, para reabilitar o estádio municipal do Tafe e construir o campo do Chibodo, que servirão de recintos de apoio para as quatro selecções que estarão nesta localidade do país para o Campeonato Africano das Nações de Futebol, que o país vai organizar de 10 a 31 de Janeiro de 2010.

As obras de reabilitação do estádio municipal do Tafe começam em Abril e terminam em Setembro do ano em curso. Nesta infra-estrutura, a empresa Mondo vai fazer uma reabilitação completa desde dos balneários, cobertura do estádio, pista para atletismo, tribuna principal, cabine de imprensa, bancadas laterais e outros compartimentos do empreendimento que terá uma capacidade para dois mil e quinhentas pessoas.

O material para a construção do estádio do Tafe já se encontra na província de Cabinda, aguardando-se do inicio do arranque das obras de reabilitação. Para além do Tafe, a empresa Mondo vai igualmente construir o estádio do Chibodo, na localidade do Subantando, cerca de sete quilómetros da Vila Olímpica do Cabassango, terá a mesma configuração do estádio do Tafe, para uma capacidade de dois mil espectadores.

Em 25 de Agosto de 2009, o mesmo site informava:

Campos de apoios terminam antes do prazo

Os campos que servirão para treino das quatro selecções nacionais, que estarão em Cabinda, para os jogos do Campeonato Africano das Nações, CAN 2010, terminam antes do prazo estabelecido, devido a dinâmica que se verifica na renovação do existente (Tafe) e construção do Chiazi e Tchibodo.

O campo de treinos adjacente ao estádio internacional, esta quase terminado, esta já concluído o processo de drenagem, sistema de rega e sementeira da relva.

No estádio municipal do Tafe, principal recinto de treinos para as equipas do CAN, estão em fase de conclusão os trabalhos do sistema de drenagem e colocação de rega. Estão igualmente a ser efectuados serviços do sistema sanitário e preparação das bases para pista de atletismo. Quanto a aplicação da relva, o processo arranca no decorrer deste mês. Quanto a Tchibodo, após a conclusão dos trabalhos de terraplanagem, regista-se agora a movimentação de terra para posterior abertura de caixas e vala para as aguas pluviais.


Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.