Ponto de orvalho
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Ponto de Orvalho ou Ponto de Saturação designa a temperatura à qual, a uma determinada pressão atmosférica, ocorre a condensação. O ponto de orvalho é um ponto de saturação. A água condensada no solo é denominada orvalho e normalmente forma névoa ou neblina. Quando a temperatura do ponto de orvalho é menor que zero, chama-se ponto de geada e ocasiona geada.

O ar que nos envolve é composto por vários tipos de gases, partículas em suspensão e também água no estado gasoso (vapor de água que é invisível). A quantidade de água que um metro cúbico de ar contém define a humidade absoluta. Normalmente a humidade absoluta é dada em g/m3. Naturalmente, se introduzirmos humidade numa determinada massa de ar a sua humidade absoluta vai aumentando. A questão está em saber que quantidade de humidade podemos introduzir sem que ocorra condensação.

O ar tem uma capacidade limitada de suportar vapor de água sem que ocorra condensação. De forma a simplificar o entendimento do processo foi criado o conceito de humidade relativa. A humidade relativa estabelece a relação entre a humidade absoluta duma massa de ar e a quantidade máxima de humidade que essa massa de ar pode conter. Em termos matemáticos a humidade relativa pode ser obtida dividindo a humidade absoluta pelo ponto de saturação e multiplicando por 100, para que o resultado venha dado em percentagem.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.