Placas cimentícias
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

O termo placa cimentícia costuma definir um painel compósito, de superfícies planas, composto de uma mistura de partículas de madeira e cimento Portland, comprimida e seca, podendo ainda ser reforçado com fibras. São placas produzidas industrialmente, com alto padrão de qualidade e prontas para a aplicação em obra. Estas placas são especialmente recomendadas para situações onde se requer maior resistência ao impacto e à ação da humidade, como por exemplo nas fachadas expostas.

Estas placas poderão ter funções estruturais como revestimento básico da estrutura, ou serem usadas como material de acabamento de pisos e fachadas.

Em Portugal, uma bem conhecida marca deste tipo de placas é a VIROC®.

viroc-coimbra.jpg

Vantagens

A combinação entre a resistência e flexibilidade da madeira com a durabilidade e rigidez do cimento, permitem um largo campo de aplicações, tanto em exteriores como em interiores. As placas são especialmente apreciadas pela sua elevada resistência ao impacto, ao fogo, à acção da humidade, ao ruído e aos fungos. Têm ainda a vantagem de poderem ser aplicadas como acabamento final, expostas à intempérie.

Desvantagens

Quando comparadas com outras placas estruturais, em especial as placas OSB, as placas cimentícias apresentam algumas desvantagens, começando logo pelo preço substancialmente mais elevado. Possuem um peso cerca de três vezes superior e, sendo mais rígidas, podem fissurar e tornam-se mais difíceis de cortar e perfurar. Absorvem e aprisionam mais humidade e são sujeitas a variações mecânicas mais acentuadas.

No entanto, muitos consideram que a principal desvantagem prende-se com a entrega da placa sobre os elementos estruturais. Usualmente, as placas OSB necessitam de dois centímetros de apoio, com uma junta de dilatação inferior a três milímetros, podendo ser aparafusadas a uma distância mínima de 10 mm das extremidades. Daí os perfis metálicos serem fornecidos com um mínimo de 43 mm de aba. Em contraste, as placas cimentícias costumam exigir maior entrega e maior distância entre o parafuso e as extremidades. Isso implica aumentar a aba dos perfis metálicos, incrementando ainda mais os custos da estrutura.

Copyright © 2003-2014 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.