Peso dos perfis
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Os perfis utilizados na execução da estrutura dos edifícios LSF são fabricados a partir de chapa de aço galvanizado. Usualmente, estes perfis são vendidos a peso e não à unidade. Estes perfis, junto com os restantes materiais aplicados, contribui significativamente para o baixo peso dos edifícios, o que resulta em melhor desempenho da estrutura em caso de sismo. A fórmula para calcular o peso de cada um destes elementos metálicos é a seguinte:

  • Desenvolvimento x Espessura = Área da Secção x Densidade do aço = Peso por metro linear de perfil

O termo desenvolvimento refere-se à medida da largura de uma chapa de aço lisa antes desta ser moldada no formato final. A densidade média do aço é de 7.860 kg/m3.

Assim, tomemos como exemplo um perfil C150, usualmente usado nas paredes exteriores dos edifícios LSF:

Peso dos perfis C150

Desenvolvimento

O desenvolvimento de um perfil C150, ou seja a largura da chapa lisa antes de ser enformado a frio, pode ser obtida por somar todos os lados da secção. Neste caso, esse valor é de:

  • 15+43+150+43+15 = 266 mm

Espessura

A espessura de um perfil C150 é usualmente de 1,5 mm.

Peso

Usando a fórmula acima, o peso de um perfil C150 é de:

  • 266 mm x 1,5 mm = 399 mm2 x 7,86 = 3,136 kg/ml

Assim, um perfil usado numa parede com uma altura de 2,60 m pesará menos de 8,5 kg.

Quais os perfis mais pesados?

Se nos limitarmos aos perfis que usualmente a Futureng aplica nos seus projectos e que a Perfisa costuma ter permanentemente em stock, o perfil mais pesado em obra será uma viga C250 com 12 metros de comprimento. Quanto pesará este elemento metálico? Vejamos:

Peso das vigas C250

Usando a fórmula acima, o peso de um perfil C250 é de:

  • 15+43+250+43+15 = 366 mm
  • 366 mm x 2,5 mm = 915 mm2 x 7,86 = 7,192 kg/ml

Assim, uma viga com um comprimento de 12 metros pesará cerca de 86 kg. Isto prova que o termo Light é bem empregue em relação a este tipo de método construtivo. Na verdade, não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção nem recorrer a onerosos meios de transporte e elevação.

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