Perfis de aço galvanizado

Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variáveis entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.

Nota: No nosso site, a maioria das vezes onde surgem os termos "aço" ou "perfis metálicos" referimo-nos aos perfis moldados ou enformados a frio produzidos a partir de chapa de aço galvanizado. Para mais informações sobre a liga metálica designada aço, consulte Aço - Liga Metálica.

Definição

A expressão perfil, conforme a empregamos neste site, refere-se a peças fabricadas a partir de chapa de aço revestida com zinco pelo processo contínuo de galvanização por imersão a quente, que adquirem a sua forma final mediante um processo industrial de conformação ou moldagem a frio.

Os aços estruturais são aqueles que, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades são adequados para uso em elementos da construção sujeitos a cargas. Consoante o tipo de liga metálica e espessura dos perfis, estes poderão ter fins resistentes ou estruturais, além da sua aplicação em divisórias de espaços. Os perfis poderão ser usados para a construção de paredes exteriores e interiores, lajes e coberturas. Nestas últimas aplicações, também costumam ser designados por vigas. A cada perfil corresponde um canal, ou raia. Trata-se de uma peça metálica, fabricada a partir da mesma chapa, cujo interior permite receber, por encastramento, o perfil respectivo.

Existem ainda outro tipo de perfis adequados às ligações e reforços, tal como as cantoneiras.

Fabrico

Os montantes e vigas utilizados nas estruturas das construções usualmente designadas por LSF são fabricados a partir de chapa de aço galvanizado por imersão em zinco quente. Depois das bobines de aço serem cortadas em tiras de menor largura, a chapa é então moldada a frio na forma desejada. Os formatos usados nas estruturas LSF são obtidos por perfilagem sendo as formas básicas o canal de abas simples e o de abas compostas, também conhecido por perfil em C.

Marcação CE

A partir de 1 de Julho de 2014 passou a ser obrigatória a aposição de marcação CE em elementos estruturais e "kits" fabricados em aço e alumínio. Essa marcação garante que o produto final está conforme o determinado pela EN1090, a norma europeia que regula a fabricação e montagem de estruturas de aço e alumínio.

Galvanização

A galvanização permite garantir a durabilidade das peças metálicas durante centenas de anos. A engenharia empregue visa tornar a estrutura resistente a catástrofes tal como sismos. Mesmo que a estrutura sofra danos extensos numa situação dessas, o baixo peso dos elementos empregues aumenta significativamente as hipóteses de sobrevivência dos ocupantes. Para permitir a flexibilidade da estrutura, todos os elementos metálicos são aparafusados entre si. O revestimento do esqueleto metálico, usualmente efectuado pela aplicação de placas OSB, também é calculado para aumentar a resistência do inteiro conjunto da estrutura.

Características técnicas

Secções C, U e L

Os perfis montantes resistentes com secção C90 e C150 costumam ser usados na montagem de paredes, suportando cargas verticais. Por sua vez, os perfis ou vigas C200 e C250 são usados na montagem de pisos e coberturas.

Os canais com secção U servem exclusivamente para a ligação das extremidades dos perfis C, permitindo que funcionem em conjunto e não podem ser usados para receber cargas verticais. A sua função é de transferência de cargas laterais.

As cantoneiras, com um perfil em L, servem essencialmente como elementos de reforço pontual na conexão de diversos componentes.

Para mais informações sobre estas secções, consulte os artigos:

Espessura

Estas peças variam tanto na secção como na espessura conforme o fim a que se destina o elemento estrutural. Para as paredes é comum usarem-se espessuras entre os 0,8 e os 1,5 mm. Para pisos e telhados é usual o emprego de peças até aos 2,5 mm de espessura.

Peso

Fornecedor recomendado

Naturalmente, nem todo o tipo de aço é adequado à estrutura de um edifício ou corresponde ao exigido na legislação aplicável às estruturas com perfis enformados a frio. Assim, é fundamental escolher um fornecedor que garanta a resistência da liga metálica do aço da sua galvanização, as secções e espessuras correctas, a elevada qualidade do processo de fabrico através de perfilagem, uma adequada marcação e abertura de orifícios, entre outros aspectos. Também importante, além do preço competitivo, é a existência de todas as peças em stock e uma abrangente e rápida distribuição nacional.

Por todos os motivos apresentados acima, a Futureng recomenda a Perfisa como fornecedora nacional do aço galvanizado adequado aos projectos que executamos. Esta empresa está totalmente envolvida no processo de divulgação do LSF e tem uma especial preocupação em garantir a qualidade das peças metálicas, de acordo com a legislação internacional. Assim, se está a construir uma casa LSF neste momento e as peças empregues não possuem a marca Perfisa, é muito provável que a estrutura da sua casa não esteja em conformidade com a legislação actualmente em vigor.
Se este for o seu caso, por favor, não hesite em contactar-nos para que lhe possamos dar informações mais adequadas.

  • Para saber mais consulte o artigo: Perfisa

Características técnicas da perfilaria estrutural da Perfisa

Para obter mais informações sobre as características técnicas dos perfis estruturais fornecidos pela Perfisa, deixamos abaixo o catálogo actual. Clique para efectuar o download.

catalogoperfisa.pdf

O aço e a sustentabilidade

Existem vários argumentos que provam que o aço é um material perfeitamente compatível com conceito de desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre a relação entre o aço e a construção sustentável, consulte o artigo:

Think Steel

A Futureng publicou um desdobrável intitulado Think Steel, cujo texto visa esclarecer o público em geral, apresentando argumentos lógicos para se compreenderem as vantagens do LSF.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.