Pátina
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Pátina é um composto químico que se forma na superfície de um metal. Forma-se naturalmente, pela exposição aos elementos e ao clima, ou artificialmente, com a adição de produtos químicos por artistas ou metalúrgicos.

A pátina restringe-se às superfícies expostas e pode soltar-se ou não da superfície, dependendo das propriedades dos materiais. Um dos motivos do alto apreço ao bronze na execução de esculturas, é que a sua pátina não se solta, servindo como camada protectora. O mesmo se dá com o uso de alumínio em caixilharia para a construção civil. Um bom exemplo de pátina é a superfície esverdeada chamada de vert-de-gris que se forma na oxidação do cobre, puro ou em misturas, e no bronze, pela acção de nitratos e acetona.

O exemplo contrário é o do ferro comum, que em contacto com o clima forma um óxido (ferrugem) que se solta facilmente, expondo novamente o metal à corrosão. Por isso, as superfícies de ferro ou aço devem ser protegidas com tintas ou vernizes anti-corrosivos. Uma melhor forma de proteger o ferro contra a corrosão, é por submeter as superfícies metálicas ao processo de galvanização com zinco, processo também conhecido por zincagem. A zincagem é o processo mais antigo e mais utilizado na protecção de objectos feitos de ferro ou de aço. O processo é o mesmo utilizado para outros materiais, porém o zinco possui uma temperatura de fusão de aproximadamente 419°C e, por isso, a solução (substrato) deve estar a uma temperatura entre 430 e 460°C, acelerando a reacção entre ferro e zinco. Esse processo popularmente conhecido como galvanização a fogo ou galvanização a quente foi descoberto pelo químico francês Melouin em 1741 e patenteado pelo engenheiro Sorel em 1837.

A aplicação de produtos que transformam o ferro em aço inoxidável pode ser considerado, com alguma liberdade, um processo de patinação, formando uma superfície resistente ao tempo.

Referências

WIKIPÉDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Apresenta conteúdo enciclopédico. Disponível em: Pátina. Acesso em: 3 Jan 2009

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.