Parafusos
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Todas as peças da estrutura metálica LSF são interligadas através de parafusos de aço galvanizado, autoperfurantes e autoroscantes. Ou seja, os parafusos abrem o seu próprio orifício e não necessitam de porca. São aplicados mecânicamente através de aparafusadoras.

Os parafusos diferem no formato da cabeça ou da broca, conforme as aplicações a que se destinam. Os diâmetros e comprimentos também podem variar consoante o fabricante, no entanto, os parafusos deverão obedecer ao determinado no cálculo de engenharia. Todos os parafusos deverão atravessar completamente as peças ou materiais a fixar, deixando pelo menos dois ou três passos de rosca a descoberto. Cabe ao engenheiro projectista seleccionar o tipo, a quantidade e a distribuição de parafusos a colocar em cada conexão.

Geralmente, no sistema LSF são usados diferentes tipos de parafusos consoante as seguintes conexões:

  • Metal a Metal
  • Madeira a Metal
  • Metal a Madeira
  • Gesso Laminado a Metal

Deixamos abaixo algumas referências básicas, lembrando que as medidas poderão variar conforme o estabelecido em projecto.

Metal a Metal

Para uniões entre peças metálicas, ou seja, para conectar dois ou mais perfis, são usados parafusos de aço galvanizado com broca.

Comprimento

Os parafusos para ligações metálicas deverão possuir um comprimento entre 9 a 13 mm acima da espessura total das chapas a unir. Um mínimo de duas a três voltas de rosca deverão ficar visíveis após fixação efectuada.

Diâmetro

Existe uma relação a respeitar entre o diâmetro dos parafusos e a espessura total das chapas de aço a unir. Será necessário utilizar parafusos autoperfurantes quando a espessura total das chapas de aço excede 0,8 mm.

Diâmetro Espessura total das chapas a unir
Ø3,5 até 2,8 mm
Ø3,8 ou Ø4,2 até 3,5 mm
Ø4,8 até 4,5 mm
Ø5,5 ou Ø6,3 até 6 mm

Segundo a tabela acima, para unir dois perfis com uma espessura de 1,5 mm dever-se-á usar um parafuso com um diâmetro de 4,2 mm.

Espaçamento

Geralmente, os parafusos deverão ser espaçados, entre eles ou à extremidade da chapa, a uma distância mínima de três vezes o seu diâmetro (d), entre eixos. Ou seja, se os parafusos têm uma espessura de 5,5 mm, a distância mínima entre eles deverá ser superior a 16,5 mm. Essa distância poderá ser reduzida a apenas uma vez e meia (1,5 d) na direcção perpendicular à carga.

Parafusos para placas estruturais ou gesso laminado (cartonado) deverão possuir uma distância mínima de 10 mm às extremidades das placas.

Cabeça

Sextavada

Os parafusos de cabeça sextavada são aplicados em praticamente todos os elementos estruturais da obra, incluindo perfis, vigas e asnas.

O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:
SFS75714.gif
  • SFS SD6-H15 Ø5,5 x 22 mm (para fixar chapas até uma espessura total de 6 mm)
Existem situações especiais onde perfis de aço enformados a frio terão de ser aparafusados a elementos de aço laminados a quente, aplicando-se parafusos que permitem perfurar espessuras superiores. Nestes casos, um dos parafusos que mais prescrevemos nos nossos projectos é o seguinte:
SFS102518.png
  • SFS SD14-H15 Ø5,5 x 32 mm (para fixar chapa a vigas laminadas até uma espessura total de 14 mm)

Rebaixada

No caso das cabeças ficarem em zonas que posteriormente serão revestidas com placas estruturais ou de revestimento, será necessário usar parafusos de cabeça rebaixada. Usualmente, estes parafusos são aplicados na conexão dos perfis montantes aos respectivos canais de base e de topo. Visto que se aplica um único parafuso por aba, cada montante receberá quatro parafusos.

O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:
SFS856400.png

Madeira a Metal

Parafusos autoroscantes para fixar placas estruturais aos perfis metálicos. São providos de alhetas laterais que permitem abrir um orifício superior ao diâmetro da rosca. Isto garante uma fixação mais rápida e eficiente. A cabeça cónica permite que o parafuso fique embebido no painel.

O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:
SFS844488.gif
  • SFS SC2/21-PH2 Ø4,2 x 30 mm (para placas estruturais até 21 mm de espessura)

Metal a Madeira

Apesar de ser menos frequente, por vezes há necessidade de conectar perfis em aço enformado a frio (LSF) a estruturas em madeira. Isso pode ocorrer em obras de reabilitação. Para isso, é necessário aplicar um parafuso que, após perfurar a chapa metálica, possa ainda garantir uma fixação resistente à madeira.

Nesses casos, o parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:
SFS71056.gif

Gesso Laminado a Metal

As placas de gesso laminado não servem para fins estruturais mas simplesmente para revestimento de paredes e tectos. Assim, os parafusos que fixam estas placas à estrutura metálica não são objecto de cálculo de engenharia. Num edifício com estrutura LSF é aplicado o mesmo tipo de parafusos usados nos sistemas de divisórias em gesso, ou SCPGL. No entanto, ao fixar placas de gesso a perfis estruturais será necessário que os parafusos possuam broca. O comprimento dos parafusos dependerá da espessura das placas de gesso. A cor preta dos parafusos é resultado do fosfato com que são revestidos e que, ao reagir com a humidade presente no gesso, resulta numa fixação mais eficiente.

Os parafusos mais usados nas estruturas LSF são os seguintes:

FosfatadoBroca.png Fosfatado.png
  • Ø3,5 x 25 mm (para fixação a perfis não estruturais ou à subestrutura dos tectos)

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.