Todas as peças da estrutura metálica LSF são interligadas através de parafusos de aço galvanizado, autoperfurantes e autoroscantes. Ou seja, os parafusos abrem o seu próprio orifício e não necessitam de porca. São aplicados mecanicamente através de aparafusadoras.
Selecionar o tipo adequado de parafusos
Os parafusos diferem no formato da cabeça ou da broca, conforme as aplicações a que se destinam. Os diâmetros e comprimentos também podem variar consoante o fabricante, no entanto, os parafusos deverão obedecer ao determinado no cálculo de engenharia. Todos os parafusos deverão atravessar completamente as peças ou materiais a fixar, deixando pelo menos dois ou três passos de rosca a descoberto. Cabe ao engenheiro projectista seleccionar o tipo, a quantidade e a distribuição de parafusos a colocar em cada conexão.
De acordo com a legislação, todos os materiais utilizados na estrutura de um edifício destinado à habitação deverão ter uma durabilidade mínima esperada de pelo menos 50 anos. Isso acontece com o betão ou com o aço. O mesmo se aplica aos parafusos. Assim, a resistência mecânica, a galvanização e a durabilidade destes elementos deve estar claramente indicada nos documentos técnicos aprovados pelas entidades competentes
Além disso, os materiais aplicados na estrutura deverão ser devidamente marcados para garantir que foram fabricados por empresas credíveis e de acordo com as normas aplicáveis. Naturalmente, o mesmo acontece com os parafusos estruturais. Adicionalmente, os melhores fabricantes adicionam tecnologia aos seus parafusos em pequenos pormenores, tal como o formato da cabeça ou da broca, bem como outros detalhes que garantem uma aplicação mais rápida e fixação permanente.
Portanto, antes de adquirir parafusos para a sua obra, pergunte ao seu engenheiro que marca levou ele em conta nos seus cálculos e certifique-se que a empresa fornecedora possui os documentos técnicos adequados, que os parafusos estão marcados e que têm resistência e durabilidade superior a 50 anos.
Parafusos disponíveis
Geralmente, no sistema LSF são usados diferentes tipos de parafusos consoante as seguintes conexões:
- Metal a Metal
- Madeira a Metal
- Metal a Madeira
- Gesso Laminado a Metal
Deixamos abaixo algumas referências básicas, lembrando que as medidas poderão variar conforme o estabelecido em projecto.
Metal a Metal
Para uniões entre peças metálicas, ou seja, para conectar dois ou mais perfis, são usados parafusos de aço galvanizado com broca.
Comprimento
Os parafusos para ligações metálicas deverão possuir um comprimento entre 9 a 13 mm acima da espessura total das chapas a unir. Um mínimo de duas a três voltas de rosca deverão ficar visíveis após fixação efectuada.
Diâmetro
Existe uma relação a respeitar entre o diâmetro dos parafusos e a espessura total das chapas de aço a unir. Será necessário utilizar parafusos autoperfurantes quando a espessura total das chapas de aço excede 0,8 mm.
Diâmetro | Espessura total das chapas a unir |
---|---|
Ø3,5 | até 2,8 mm |
Ø3,8 ou Ø4,2 | até 3,5 mm |
Ø4,8 | até 4,5 mm |
Ø5,5 ou Ø6,3 | até 6 mm |
Segundo a tabela acima, para unir dois perfis com uma espessura de 1,5 mm dever-se-á usar um parafuso com um diâmetro de 4,2 mm.
Espaçamento
Geralmente, os parafusos deverão ser espaçados, entre eles ou à extremidade da chapa, a uma distância mínima de três vezes o seu diâmetro (d), entre eixos. Ou seja, se os parafusos têm uma espessura de 5,5 mm, a distância mínima entre eles deverá ser superior a 16,5 mm. Essa distância poderá ser reduzida a apenas uma vez e meia (1,5 d) na direcção perpendicular à carga.
Parafusos para placas estruturais ou gesso laminado (cartonado) deverão possuir uma distância mínima de 10 mm às extremidades das placas.
Cabeça sextavada
Os parafusos de cabeça sextavada são aplicados em praticamente todos os elementos estruturais da obra, incluindo perfis, vigas e asnas.
O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:- SFS SD6-H15 Ø5,5 x 22 mm (para fixar chapas até uma espessura total de 6 mm)
- SFS SD14-H15 Ø5,5 x 32 mm (para fixar chapa a vigas laminadas até uma espessura total de 14 mm)
Cabeça rebaixada
No caso das cabeças ficarem em zonas que posteriormente serão revestidas com placas estruturais ou de revestimento, será necessário usar parafusos de cabeça rebaixada. Usualmente, estes parafusos são aplicados na conexão dos perfis montantes aos respectivos canais de base e de topo. Visto que se aplica um único parafuso por aba, cada montante receberá quatro parafusos.
O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:- SFS SDL4-F Ø4,8 x 16 mm
Madeira a Metal
Parafusos autoroscantes para fixar placas estruturais aos perfis metálicos. São providos de alhetas laterais que permitem abrir um orifício superior ao diâmetro da rosca. Isto garante uma fixação mais rápida e eficiente. A cabeça cónica permite que o parafuso fique embebido no painel.
O parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:- SFS SC2/21-PH2 Ø4,2 x 30 mm (para placas estruturais até 21 mm de espessura)
Metal a Madeira
Apesar de ser menos frequente, por vezes há necessidade de conectar perfis em aço enformado a frio (LSF) a estruturas em madeira. Isso pode ocorrer em obras de reabilitação. Para isso, é necessário aplicar um parafuso que, após perfurar a chapa metálica, possa ainda garantir uma fixação resistente à madeira.
Nesses casos, o parafuso geralmente previsto nos nossos projectos é o seguinte:- SFS SW3-T-T16 Ø6,5 x 50 mm
Gesso Laminado a Metal
As placas de gesso laminado não servem para fins estruturais mas simplesmente para revestimento de paredes e tectos. Assim, os parafusos que fixam estas placas à estrutura metálica não são objecto de cálculo de engenharia. Num edifício com estrutura LSF é aplicado o mesmo tipo de parafusos usados nos sistemas de divisórias em gesso, ou SCPGL. No entanto, ao fixar placas de gesso a perfis estruturais será necessário que os parafusos possuam broca. O comprimento dos parafusos dependerá da espessura das placas de gesso. A cor preta dos parafusos é resultado do fosfato com que são revestidos e que, ao reagir com a humidade presente no gesso, resulta numa fixação mais eficiente.
Os parafusos mais usados nas estruturas LSF são os seguintes:
- Ø3,5 x 25 mm (com broca para fixação a perfis estruturais)
- Ø3,5 x 25 mm (para fixação a perfis não estruturais ou à subestrutura dos tectos)
Fornecedor recomendado
Naturalmente, nem todo o tipo de parafusos são adequados à estrutura de um edifício ou corresponde ao exigido na legislação aplicável ao LSF. Assim, é fundamental escolher um fornecedor que expresse a resistência e durabilidade de cada parafuso, a elevada qualidade do processo de fabrico, uma adequada marcação, entre outros aspectos.
Por todos os motivos apresentados acima, a Futureng recomenda a SFS como fornecedora nacional de parafusos adequados aos projectos que executamos. Esta empresa está totalmente envolvida no processo de divulgar e credibilizar o LSF e tem uma especial preocupação em garantir que a fixação esteja de acordo com a legislação internacional. Assim, se está a construir uma casa LSF neste momento e os parafusos empregues não possuem a marca SFS, é muito provável que a estrutura da sua casa não esteja em conformidade com a legislação actualmente em vigor.
Se este for o seu caso, por favor, não hesite em contactar-nos para que lhe possamos dar informações mais adequadas.
- Para saber mais consulte o artigo: SFS
Características técnicas dos parafusos SFS
Para obter mais informações sobre as características técnicas dos parafusos para LSF da SFS, deixamos abaixo o catálogo actual. Clique para efectuar o download.
Publicidade Google