Perfis montantes

Costumam designar-se por perfis montantes as peças metálicas perfiladas que são colocadas verticalmente em espaçamentos regulares, encastrados em canais ou raias nos topos e fixos através de parafusos. Os perfis montantes constituem a estrutura das paredes exteriores e interiores, sendo que podem ter funções estruturais ou servirem apenas para erigir paredes divisórias não resistentes. Assim, no sistema Light Steel Framing, os perfis montantes podem ser classificados de duas formas:

  1. Perfis montantes estruturais ou resistentes
  2. Perfis montantes não resistentes

Perfis montantes estruturais ou resistentes

No sistema LSF, todas as paredes exteriores devem ser calculadas para resistir a cargas verticais. Estas cargas são provenientes do peso dos materiais empregues na própria estrutura bem como dos restantes materiais de revestimento e acabamento. O engenheiro calcula ainda as cargas previstas na futura utilização do imóvel, tal como o mobiliário e os habitantes. Água da chuva acumulada e neve também poderão constituir peso significativo. Há ainda a necessidade de calcular forças transversais ou laterais, tal como as provocadas pela acção dos ventos ou sismos. Neste último caso, cada parede calculada para resistir a essas cargas horizontais costuma ser designada por "shear wall".

Liga metálica

Os aços estruturais são aqueles que, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades são adequados para uso em elementos da construção sujeitos a cargas. Os perfis montantes deverão ser fabricados a partir de chapa de aço cuja liga possua características estruturais definidas pela legislação aplicável. Usualmente, os perfis comercializados pela Perfisa e previstos nos projectos de estabilidade da Futureng possuem uma liga definida pela sigla S280GD, ou com características de resistência mecânica idênticas ou superiores. Outras ligas, tal como o aço DX51D, podem, no entanto, ser usadas em determinadas secções da estrutura onde as exigências de resistência mecânica não sejam tão determinantes. Essa diferenciação deverá ser efectuada segundo a legislação dos Eurocódigos em vigor, após cálculos realizados por um engenheiro civil.

Moldagem a frio

Os perfis adequados às estruturas LSF deverão ser enformados a frio, preferencialmente através de perfiladoras.

Secções

Os perfis montantes estruturais poderão ter diversas secções. A secção dos perfis aplicados influirá na espessura final das paredes do edifício. Usualmente, os projectos da Futureng prevêm a utilização das seguintes secções:

  • C90 - 90 mm - Paredes interiores
  • C150 - 150 mm - Paredes exteriores

As estruturas LSF também empregam outras secções, tal como C200 ou C250, mas estas últimas são usualmente designadas vigas visto que costumam ser usadas na execução de pisos e coberturas. Cantoneiras, em forma de L50 ou L100, também costumam ser usadas, assim como fitas metálicas.

Espessuras

Apesar de perfis produzidos a partir de chapa com a liga adequada poderem ter diversas espessuras, a Futureng recomenda a utilização de peças com espessuras mínimas de 1,5 mm.

Peso

Fazendo jus à designação do sistema, os perfis são de baixo (light) peso.

Orifícios

Os perfis montantes para fins estruturais costumam ser providos de orifícios que facilitam a colocação de tubagem eléctrica, canalização para água e esgoto e ainda equipamentos de ar condicionado ou aspiração central. Estes orifícios obedecem a dimensões e localização pré-definidas na legislação e projecto de engenharia.

Galvanização

As peças metálicas que recomendamos nos nossos projectos deverão ser fabricadas a partir de chapa de aço revestida com zinco com uma galvanização mínima de 275 gramas por metro quadrado.

Perfis montantes não resistentes

Apesar de possuírem formatos e secções semelhantes aos perfis resistentes, estas peças são produzidas a partir de chapa de aço sem características resistentes, tal como o DX51D. Usualmente possuem espessuras iguais ou inferiores a 0,6 mm, são colocados verticalmente a espaçamentos regulares e também costumam ser providos de orifícios. Estes perfis não resistentes destinam-se exclusivamente à construção de paredes divisórias interiores.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.