Manutenção mais fácil
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Pretende-se que uma moradia não aumente o seu custo a longo prazo por exigir uma manutenção dispendiosa devido ao emprego de materiais de preço elevado e de mão de obra especializada. Uma menor necessidade de manutenção ao longo do tempo é outra das características que permitem classificar como sustentável um determinado tipo de construção. Naturalmente, os materiais decorativos e de revestimento aplicados num edifício com estrutura LSF poderão ser rigorosamente os mesmos que os usados nas construções tradicionais. Dessa forma, os argumentos que usamos abaixo em relação aos materiais para o exterior e interior do edifício, são válidos para qualquer construção. Assim, o que pretendemos destacar são as vantagens do LSF especialmente nas áreas em que existe uma clara diferenciação, ou seja, na estrutura e nos materiais de isolamento térmico e acústico. É também mais fácil o acesso às zonas de serviço das paredes, no caso de se pretender reparar ou modificar uma instalação. Outra vantagem reside na facilidade de modificação dos espaços interiores, evitando onerosos e complicados processos de demolição de paredes de alvenaria.

Estrutura

Visto que a durabilidade dos materiais estruturais é muito elevada, podendo alcançar o milhar de anos no caso dos elementos em aço galvanizado, a manutenção é muito reduzida ou mesmo desnecessária. A redução do risco de condensações na cavidade das paredes, por exemplo, elimina os danos provocados pela presença de fungos e bolores, tanto nos materiais dos edifícios, como no mobiliário e, mais importante ainda, na saúde dos ocupantes.

Isolamento térmico e acústico

Na cavidade das paredes exteriores e interiores é comum a utilização da lã de rocha. Além de não reter água, uma vez que possui uma estrutura não capilar, as alterações perante a humidade são nulas. Não provoca alergias, não apodrece, permite a passagem do ar, recupera sempre a espessura original após retirada a força que a deformou e tem durabilidade ilimitada.

Exterior

Devido à utilização de rebocos de elevada elasticidade não ocorrem fissuras nas paredes, coisa que nenhum empreiteiro de construções em alvenaria se arriscaria a prometer ao utilizar cimento e areia no revestimento. Os materiais empregues são de elevada resistência sendo que muitas marcas de ETICS (EIFS) garantem que não será necessário repintar as fachadas, pelo menos, nos próximos 10 anos. O telhado poderá ser provido de diversas protecções contra infiltrações tornando-o totalmente estanque à humidade e eliminando praticamente por completo qualquer intervenção na cobertura.

Interior

O tipo de tubagens hidro-sanitárias e eléctricas aplicadas garante uma utilização frequente durante décadas sem quaisquer tipo de problemas. Mas, o que faria alguém caso quisesse reparar um tubo ou adicionar mais alguns metros de instalação eléctrica? No caso de uma habitação em alvenaria, seria necessário abrir roços nas paredes para expor tubagens e repor ou adicionar novos tubos ou condutores. Seguidamente seria necessário encher os roços com cimento e pintar. Mesmo que este trabalho fosse executado pelo melhor dos profissionais, seria impossível garantir que a parede tornasse a apresentar o aspecto uniforme que tinha anteriormente. No caso de uma parede em gesso cartonado, bastaria cortar com uma simples faca retráctil a porção a extrair, executar os trabalhos necessários e repor nova placa no local fixando-a através de parafusos. Depois bastaria betumar e pintar. Ao invés de levar vários dias, seriam apenas precisas algumas horas para efectuar uma intervenção imperceptível evitando o entulho, lixo e pó que tantas vezes motivam o constante adiar de quaisquer tipo de obras em casa.

Os mesmos benefícios podem ser referidos quando falamos de remover, adicionar ou mudar de posição uma parede interior. Visto que numa casa LSF a maior parte ou mesmo nenhuma destas paredes têm funções estruturais, é com enorme facilidade e rapidez que se ampliam ou dividem os espaços interiores fazendo com que a habitação se adapte às necessidades e preferências dos seus ocupantes.

O interior da casa pode receber os mesmos tratamentos de limpeza usualmente empregues em qualquer casa convencional. Adicionalmente, a aspiração dos pavimentos pode tornar-se bastante mais fácil numa habitação com estrutura metálica. Devido à extrema facilidade de colocação de tubagens, é usual equipar a casa com um sistema de aspiração central. Desta forma, as divisões poderão ser aspiradas sem o inconveniente de transportar o aparelho e o fio eléctrico. O pó é acumulado no aspirador central colocado em local conveniente facilitando imenso o trabalho de despejo do depósito. Poderão também ser instalados equipamentos para triturar detritos orgânicos e tubagens para despejo de roupa suja ou lixo directamente para a cave.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.