Eficiência do LSF na habitação social

Segundo a Portaria nº 580/83 de 17 de Maio, emitida pelo Ministério da Habitação, Obras Públicas e Transportes, a definição de habitação social refere-se às "habitações de custos controlados promovidas pelas câmaras municipais, cooperativas de habitação económica, pelas instituições particulares de solidariedade social e pela iniciativa privada com o apoio financeiro do Estado e destinadas à venda ou ao arrendamento" nas condições de acesso estabelecidas naquele diploma.

A política social da habitação deve ter em vista, como objectivo fundamental, proporcionar o acesso a uma habitação às famílias cujos rendimentos são insuficientes para a obterem garantindo, no entanto, as condições mínimas de habitabilidade aos fogos delas carecidos. Estas habitações obedecem, de acordo com a respectiva tipologia, a um limite de área bruta que se situa entre os cerca de 50 a 120 metros quadrados.

Assim, um método construtivo que permitisse conciliar qualidade, preço e rapidez de construção seria o ideal para atender à crescente necessidade de habitação social. O Light Steel Framing é um sistema que responde adequadamente a todos esses requisitos.

As vantagens da massificação

O rigor do sistema LSF permite um controlo de custos impossível de alcançar com outros métodos. Assim, apesar do preço final não ser uma das vantagens do LSF no caso de uma única moradia isolada, a massificação da construção pode resultar numa considerável redução de custos. Isso acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. No entanto, não estamos apenas a referir-nos à economia de escala que, obviamente, reduz preços em qualquer actividade industrial, incluindo na construção civil. Falamos antes da possibilidade de massificar a construção de elementos da estrutura, usando processos e materiais específicos do LSF e que dificilmente podem ser reproduzidos por outros processos construtivos.

Neste tipo de construção em massa, a maior parte das paredes e secções de piso e de telhado poderão ser fabricadas previamente em armazém. Este é um método de construção tanto mais eficiente quanto mais se repetirem os referidos elementos. Os perfis e vigas são fabricados segundo as medidas necessárias evitando desperdícios de material. Muitos dos elementos de revestimento são colocados na estrutura antes de esta ser erguida e colocada no local. A velocidade de trabalho neste método pode chegar a ser três vezes maior do que na construção dos perfis no local e tem ainda a vantagem de poder ser realizado em local protegido de qualquer tipo de condições climáticas. Assim, a construção de diversos edifícios num mesmo local permitirá aumentar exponencialmente a eficiência do LSF, por se usarem métodos de montagem de paredes e outros elementos estruturais em fábrica, processos esses impossíveis de implementar na construção em alvenaria.

Portugal

Em Portugal ainda não existem exemplos da aplicação do sistema a este tipo de aplicações especialmente devido à inexistência de uma indústria metalúrgica de grande dimensão e à falta de conhecimento sobre as potencialidades do sistema. A vasta maioria dos projectos em LSF têm sido usados para moradias de gama média-alta ou na reabilitação urbana. Com o aumento do conhecimento sobre o sistema será possível reduzir mais os custos dos materiais aplicados e, finalmente, despertar o interesse das entidades oficiais responsáveis pela habitação social.

Brasil

Em muitos países em desenvolvimento, económica e socialmente emergentes, o aço galvanizado tem sido aplicado com enorme sucesso. Um desses casos dignos de estudo é o Brasil.

O Brasil precisa recorrer à construção industrializada se quiser diminuir ou eliminar o déficit habitacional do país, estimado em cerca de 6 milhões de moradias. Entre as alternativas existentes, o LSF é uma arma poderosa para erguer residências de todos os padrões e que começa a ser utilizada também por companhias habitacionais, como a estatal paulista CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

Desde o início dos anos 1990, o LSF tem sido aplicado em edificações destinadas aos padrões de renda média e alta. Com a difusão do sistema e o consequente aumento da escala de produção dos materiais nele utilizados, o custo final da construção LSF diminuiu bastante, permitindo o seu emprego em habitações populares.

Vila Dignidade

Um dos exemplos dessa utilização na habitação social é a primeira das chamadas Vilas Dignidade, programa da CDHU destinado a idosos de baixa renda, com sala/cozinha, quarto, banheiro (casa de banho) e jardim. A primeira Vila Dignidade, construída no último trimestre de 2010, engloba um condomínio de 22 residências construídas em Avaré, estado de São Paulo. Outras cinco Vilas Dignidade serão construídas pela CDHU, com o mesmo sistema, em Itapeva, São José do Rio Preto, Caraguatatuba, Ribeirão Preto e Ituverava.

Para ilustrar a rapidez de construção alcançada pelo light steel frame (ou framing), a Vila Dignidade tinha prazo contratual de oito meses para sua conclusão. No entanto, a empresa Construtora Sequência, responsável pelo contrato, terminou a obra em três meses, de 22 de Setembro a 22 de Dezembro de 2010. Esse é um exemplo eloqüente das vantagens da construção com perfis galvanizados de aço, que adicionam sustentabilidade, qualidade e praticidade à construção de edificações destinadas aos mais diferentes níveis de renda. E representa uma das melhores alternativas para a industrialização da construção brasileira popular a fim de eliminar o déficit habitacional naquele país.

Deixamos na galeria acima algumas fotos deste projeto em Avaré, SP.

Fontes de informação e crédito das fotos

A Futureng e o Brasil

Apesar da distância e das diferenças a nível de legislação, a Futureng tem realizado alguns projetos para o mercado brasileiro. Se nos visita a partir do Brasil e pretende orçamentos ou informações sobre o LSF, por favor consulte a página abaixo:

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.