Laminados a quente
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Perfis laminados a quente é uma designação corrente que descreve um produto metalúrgico de secção específica, habitualmente com formatos em U, I, H, L, disponíveis em barras de grandes comprimentos. Estes elementos metálicos em aço, com uma espessura significativa, constituem as vigas, colunas e outras peças resistentes do esqueleto portante de um edifício.

No caso de produtos planos, o metal em barra ou chapa é aquecido e posteriormente laminado através de diversas passagens por cilindros em rotação que modificam a espessura e formato da peça original. Os cilindros rodam em direcções opostas e estão afastados numa distância menor do que a espessura da chapa ou barra a ser conformada.

Enformados a frio

Em contraste, o termo enformados a frio costuma ser empregue para descrever as peças metálicas produzidas a partir de chapa de baixa espessura e que adquiriram a sua forma final após passarem por um processo de moldagem mecânica à temperatura ambiente. Essa conformação da chapa poderá ser feita em prensas, quinadeiras ou perfiladoras, sendo estas últimas as mais adequadas para produzir a perfilaria usualmente empregue no sistema LSF.

A conformação da chapa, em perfis de formato em C, U ou Z (por exemplo) passa por um processo similar ao descrito acima, mas sem reaquecer o metal. Para que se possa moldar ou dobrar sem aquecer a chapa, esta terá de possuir baixa espessura, usualmente entre os 0,3 mm e os 6 mm. No caso do sistema LSF, a estrutura de um edifício é composta por perfis de secção C e U, com espessura variada mas usualmente até ao máximo de 3 mm. Os perfis são fabricados a partir de chapa de aço já galvanizada, conformados por perfiladoras, à temperatura ambiente.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.