João Santos é um dos sócios da Futureng, sendo a pessoa que lida mais de perto com os clientes. É desenhador-projectista e desenvolve a área de orçamentação, preparação e fiscalização de obra.
Anteriormente, assumiu a direcção técnica da secção de projecto e orçamentação nas empresas por onde passou, o que lhe deu um significativo acervo de conhecimento e experiência.
Mais do que um homem de gabinete, esteve activamente empenhado na construção, permitindo-lhe assumir a fiscalização das obras que a Futureng projectou. Criou uma base de dados de pormenores construtivos que se adaptam a praticamente todas as situações passíveis de surgir numa construção. Testou pessoalmente muitas soluções possuindo assim um conhecimento real, e não apenas teórico, das vantagens e desvantagens de determinados produtos, equipamentos e processos construtivos.
Juntamente com Carlos Pereira, colaborou em regime de voluntariado na liderança de equipas de trabalhadores, também voluntários, no erguer de estruturas em LSF de dezenas de edifícios vocacionados para fins educativos, sociais e religiosos, em vários distritos do país.
Currículo
Apresenta-se em seguida o seu currículo profissional:
Habilitações literárias
- Curso complementar do Ensino Secundário (10º e 11º ano), com média final de 12 valores e componente de formação vocacional de construção civil com média final de 14 valores, realizados na Escola Secundária Machado de Castro.
- 12º ano (disciplinas de matemática, física e geometria descritiva) com média final de 11 valores, realizado na Escola Secundária Gil Vicente.
Situação profissional
- Pertenceu ao gabinete de estudos e projectos da TURCOPOL – Sociedade Técnica de Urbanizações e Construções de Portugal, Lda e desempenhou a função de desenhador sob a chefia do arquitecto Leon Palm desde 1984 até 1991.
- Desde 1991, sob a chefia do arquitecto José Baganha, desempenhou as funções de chefe da sala de desenho do gabinete de estudos e projectos da TURCOPOL – Sociedade Técnica de Urbanizações e Construções de Portugal, Lda.
- A partir de 1997 fez parte dos quadros da Empresa STEEL – Sociedade Técnica de Edificação de Estruturas Leves, Lda., com as funções de desenhador projectista grau II e chefia do gabinete técnico até ao ano de 1998.
- A partir de 1998 foi accionista fundador da Empresa TERMO STEEL – Gestão e Negócios, S.A., na qual desempenhou as funções de chefia do departamento de preparação de obras e orçamentação até ao ano de 2001.
- Desde Outubro de 2001 na FUTURENG, Projectos de Construção Civil, Lda como sócio gerente.
Experiência profissional
- Numerosos projectos de arquitectura, betão armado, infra-estruturas , arruamentos, rede de águas e esgotos, comportamento térmico e acústico de edifícios. Pormenorização (arquitectura, serralharias, carpintarias, Tc) e projectos de alterações e finais.
- Apoio de desenho e preparação de obra e de pormenorização a diversos gabinetes de arquitectos e engenheiros.
- Experiência na preparação de obra de Estruturas em Aço Leve desde que fez parte da STEEL.
- Experiência na utilização dos programas de desenho AUTOCAD, VERTEX e de cálculo MICROSOFT EXCEL, programação MICROSOFT PROJECT.
- Experiência em orçamentação de edifícios em com estrutura em aço galvanizado enformado a frio.
- Fez parte de equipes de trabalho que participaram em concursos tais como:
- Sporting Clube de Portugal;
- E.P.U.L. – Telheiras Norte;
- Golden Club de Cascais;
- Centro Cultural de Belém;
- Sede da A.A.P;
- Expo 98 - Zona de Restauração.
Cursos de especialização
- Em 1999 participou num curso de utilização do programa de desenho Vertex, na cidade de Tampere na Finlândia.
- Participante no III Encontro de Estruturas Metálicas e Mistas realizado na Universidade de Aveiro e patrocinado pela CMM.
Publicidade Google