Os painés ISOLPRO® doram concebidos para utilização estrutural e não estrutural, em construção nova, renovação ou reabilitação, como elemento de preenchimento e rigidificação de paredes exteriores e interiores, coberturas, pavimentos e fachadas.
Podem ser aplicados como alternativa às placas OSB ou a outras placas estruturais derivadas de madeira. No caso da aplicação de um revestimento térmico pelo exterior (ETICS), os painéis ISOLPRO® poderão substituir as placas OSB e o EPS, resultando na redução de mão de obra e na consequente poupança financeira. Os painéis têm ainda, talvez como a sua principal vantagem, uma excelente resistência à acção do fogo.
Exemplo real
Em 9 de Agosto de 2018, o concelho de Monchique, no Algarve, sofreu o que foi considerado o maior incêndio na Europa naquele ano. Várias casas arderam ou ficaram muito danificadas pela ação do fogo. Mais de 100 pessoas tiveram de ser evacuadas, abandonando as suas moradias. Morando numa das centenas de moradias com estrutura em LSF na região do Algarve, um casal foi forçado a abandonar às pressas a sua residência. Infelizmente, não tiveram permissão para voltar e retirar o seu cão, que ficou dentro da moradia. Quando finalmente puderam regressar no dia seguinte, ficaram surpreendidos por encontrar a sua casa intacta. Apesar dos vidros das janelas terem quebrado devido à forte intensidade do calor, as paredes e o recheio interior não sofreram qualquer dano. O seu animal de estimação estava também de perfeita saúde, o que comprova que o interior não aqueceu o suficiente para comprometer a sua vida. Apenas tiveram que repintar as paredes exteriores e substituir os vidros das caixilharias.
Este foi um exemplo dramático que atestou na prática os resultados laboratoriais. Estes indicavam que o interior de uma espaço revestido com painéis ISOLPRO®, submetidos a fogo directo até uma temperatura superior a 1000 ºC, apenas alcançou os 60 ºC no interior depois de um período de mais de 150 minutos.
Publicidade Google