Humidade Relativa
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A uma determinada temperatura, o ar pode conter uma certa quantidade de água sob a forma de vapor. Quanto mais quente estiver o ar, maior a sua capacidade para conter vapor de água. Por exemplo:

  • o ar a 10ºC pode conter 7,6 g de água por kg de ar seco
  • o ar a 20ºC pode conter 14,3 g de água por kg de ar seco

Assim, a mesma quantidade de ar a 20ºC pode conter quase o dobro do vapor de água que a mesma quantidade de ar conteria a 10ºC. Portanto, se conhecermos a quantidade máxima de água que pode ser contida, isso irá permitir-nos saber a que ponto é que o ar está “saturado” num determinado momento. Ou seja, saberemos qual é a proporção entre a quantidade de vapor de água existente comparada com a quantidade máxima que poderia ser contida àquela dada temperatura. Esta proporção é conhecida por humidade relativa (RH) e exprime-se em percentagem.

A humidade relativa pode ser definida, portanto, como sendo a quantidade de vapor de água presente no ar, expressa em percentagem da máxima quantidade de vapor de água que esse ar poderia conter à mesma temperatura.

Portanto, se o ar a, digamos, 10ºC pode conter, no máximo, 8 gramas de vapor de água, e se na realidade medirmos apenas 4 gramas no presente momento, a humidade relativa será de 4/8 x 100 = 50%, ou seja, o ar está 50% saturado. Da mesma forma, o ar a 20ºC pode conter, no máximo, cerca de 14 gramas de vapor de água, mas se medirmos apenas 7 gramas no presente momento, a humidade relativa será de 7/14 = 50% à temperatura presente.

Se uma sala medir 5 metros por 6 metros, com uma altura de 3 metros, então conterá aproximadamente 90 metros cúbicos de ar. O ar é mais pesado do que parece. Em condições normais, a uma altura equivalente ao nível do mar, o gás que respiramos pesa 1,3 quilograma por metro cúbico. Assim, se os 117 kg (90m3 x 1,3 kg) de ar na sala estiverem a uma temperatura de 20ºC, poderá estar em suspensão uma quantidade máxima de 1,67 kg.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.