Módulo 1 - Formação sobre LSF
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Apesar de ser um gabinete de engenharia, a Futureng investe parte dos seus recursos na promoção do Light Steel Framing. O nosso esforço é hoje reconhecido por muitos sendo que a Futureng é encarada como uma referência técnica sobre o sistema. Este trabalho de divulgação beneficia os construtores e esclarece técnicos e o público em geral.

Recebemos regularmente solicitações para a transmissão de conhecimentos sobre o processo construtivo, os materiais adequados e as vantagens do LSF. Devido a isso, surgiu a ideia de disponibilizar algum apoio aos construtores interessados e resolvemos criar um programa de formação que transmita as informações básicas para alguém iniciar ou melhorar a sua actividade nesta indústria.

Este apoio ou parceria comercial incide essencialmente nas seguintes áreas:

Neste artigo, abordamos a primeira das áreas acima referidas:

Módulo 1 – Formação

Trata-se de um curso de três dias, sete horas diárias. Visto que a Futureng é um gabinete de engenharia, não possui meios de formar profissionais em obra. Assim, esta formação envolve especificamente a transmissão oral de conhecimento que ajudará empresários, comerciais, técnicos ou operários a compreender o processo construtivo. Poderá ser um (a) curso colectivo em datas e locais fixos ou, em alternativa, um (b) curso personalizado dirigido a empresas ou pessoas específicas conforme a sua disponibilidade de agenda.

a. Curso colectivo

Eventos organizados pela Futureng em local e datas fixas. Até agora têm sido realizados dois destes cursos por ano, um em Maio e outro em Outubro. O local é uma sala de formação em Lisboa com uma lotação máxima de vinte pessoas. A participação depende de uma inscrição e pagamento prévio.

Próximo curso agendado

Para saber mais sobre o próximo curso, incluindo datas, local e custos, por favor consulte o artigo referido abaixo neste quadro. Encontrará também o formulário de inscrição e a lista dos interessados que já efectuaram o seu registo.

b. Curso personalizado

Formação que segue o mesmo programa dos cursos colectivos mas que é transmitida a empresas ou pessoas individuais, em datas e locais da preferência dos formandos. As empresas interessadas deverão contactar-nos sobre o assunto. A Futureng apresentará um valor para esta formação. Poderão assistir todas as pessoas que a empresa entender, sem aumento de custos. Dessa forma, caso assistam várias pessoas, o custo médio por participante poderá ser inferior ao dos cursos colectivos. Poderá ser usado o nosso escritório nos arredores de Lisboa ou, em alternativa, poderemos deslocar-nos às instalações dos interessados. Neste último caso serão adicionadas as despesas de viagem, alojamento e alimentação para uma pessoa.

Para obter uma proposta para a realização de um destes cursos, por favor contacte-nos por email ou por telefone.

Objectivos

facil2007.jpg

Estes cursos, sejam colectivos ou personalizados, pretendem transmitir conhecimentos gerais e básicos sobre a construção, tal como a origem e desenvolvimento, os materiais fundamentais e o seu desempenho, uma visão geral sobre os métodos de construção e argumentos para vencer objecções comuns. Analisam-se alguns conceitos relacionados com o isolamento térmico e abordam-se as técnicas de construção, especialmente sobre as razões de determinados procedimentos serem necessários. São considerados os princípios fundamentais que permitem o funcionamento correcto da estrutura e o garante da sua estabilidade, tal como as fixações, os reforços entre perfis, o papel do revestimento estrutural, a função das vigas de cabeceira e outros elementos estruturais isolados, entre outros pormenores. Compreender a razão de certos procedimentos permitirá que, durante a construção, os executantes se apeguem aos projectos e resistam à tentação de 'inventar'. A junção das vertentes técnicas e comerciais habilita os formandos a apresentar um diálogo fundamentado e profissional. A informação é transmitida num ambiente informal e pode ser compreendida mesmo por pessoas cuja profissão não está directamente relacionada com a construção civil.

O que não está incluído

Não somos, nem arrogamos ser, uma grande empresa com meios e recursos ilimitados e não pretendemos transmitir falsas expectativas. Apenas podemos oferecer o que temos, ou seja, conhecimentos e experiência. Por isso não prometemos livros, manuais ou meios multimédia, mas sim, formação por transmissão oral, ajuda pessoal e disponibilização dos recursos que possuímos. O valor do que oferecemos está no conteúdo e não no papel de embrulho. Devido às nossas pequenas dimensões como empresa, estes conhecimentos podem ser transmitidos de uma forma personalizada e sem grande rigidez no formato.

Formação prática em obra

Visto que a Futureng é um gabinete de engenharia, não possui meios de formar profissionais em obra. A formação delineada nos parágrafos acima envolve apenas a transmissão oral de conhecimento que poderá ajudar os operários a compreender os processos construtivos.

No entanto, caso seja necessária alguma formação prática, a Futureng poderá verificar se algum profissional experiente estará disponível para esse efeito. Provavelmente, a melhor ocasião para essa ajuda prática será na primeira obra que a empresa venha a executar em LSF. Portanto, a solução poderá passar por contratar subempreiteiros, que disponibilizam a sua experiência e mão de obra. Ao trabalhar junto com um ou mais trabalhadores experientes, os funcionários da empresa em formação irão absorver os métodos e as técnicas construtivas, especialmente se já tiverem uma noção teórica dada pela formação inicial. Naturalmente, a contratação de mão de obra tornará esse primeiro negócio menos competitivo ou lucrativo, mas terá de ser encarado como um processo natural de aprendizagem, o qual também possui os seus custos inerentes. A negociação com esses subempreiteiros de mão de obra poderá ser efectuada directamente, apesar da Futureng estar disponível para mediar os contactos iniciais.

Formação em engenharia, dimensionamento e projecto

O nosso gabinete é conhecido por divulgar o Light Steel Framing, efectuando seminários e acções de formação. Muitas vezes somos abordados no sentido de fornecer informações sobre o processo de cálculo ou de eventuais programas informáticos. No entanto, a Futureng não disponibiliza esse tipo de dados. Se é verdade que não tememos a concorrência, não é menos certo que não podemos oferecer a nossa mais importante ferramenta, obtida a duros esforços e investimentos. Além disso, não temos capacidade financeira para substituir as instituições de ensino que, essas sim, deveriam equipar os técnicos com os conhecimentos necessários. Assim, à partida, não prevemos a inclusão de qualquer tipo de formação a este nível nas nossas apresentações mas, em alternativa, colaboramos com os nossos clientes por assegurar o fornecimento de projectos em tempo útil e a preços adequados.

Informações sobre orçamentar uma obra em LSF

Devido à nossa experiência de mais de duas décadas desenvolvemos algumas ferramentas em folhas de cálculo que podem ajudar o construtor a orçamentar de forma mais expedita e acurada uma obra em LSF. No entanto, neste módulo não incluímos esse tipo de informações.

Certificação e comprovativos de presença

A Futureng não é uma entidade formadora mas sim um gabinete de engenharia. É com a intenção de transmitir os nossos conhecimentos e experiência acumulada que realizamos estes cursos, mas tais eventos não conferem qualquer certificação com valor académico. Isto poderá vir a ser alterado no futuro, em consequência das diligências que estamos a realizar. Entretanto, teremos gosto em emitir um comprovativo de presença a todos os que nos solicitarem.

Custos da formação

No caso dos cursos colectivos o valor é mencionado na página que anuncia o próximo evento. Os interessados nos cursos personalizados deverão contactar-nos para receber mais informações sobre esse assunto.

O investimento efectuado não garante que a empresa terá um retorno imediato. A formação é uma semente que poderá vir a dar frutos caso se adicione o trabalho de divulgação e acompanhamento dos clientes. Com os conhecimentos obtidos, a empresa poderá esclarecer os potenciais interessados, respondendo a perguntas sobre a construção, eliminar dúvidas e vencer objecções. Portanto, a formação deverá ser encarada como uma ferramenta que só terá sido um bom investimento caso venha a ser utilizada amplamente.

Porque cobramos um preço?

Para responder a esta questão, precisamos antes esclarecer que a Futureng não vende nem comercializa qualquer sistema construtivo, não é uma empresa de construção nem possui interesses imobiliários. Somos um pequeno gabinete de engenharia cujo objecto comercial é a execução de projectos e dimensionamento. Não somos uma instituição pública nem possuímos qualquer apoio estatal ou institucional, nem somos patrocinados por empresas. A ideia de participar em seminários e realizar acções de formação surgiu devido ao interesse do mercado e às diversas solicitações de esclarecimento que recebemos frequentemente. Mas, como é fácil de perceber, produzir um site com centenas de páginas com informação técnica ou viajar pelo país para efectuar apresentações tem custos que alguém terá de pagar. No nosso caso, para financiar tal actividade teríamos de sobrecarregar os custos dos projectos, tornando-os completamente inacessíveis. Dessa forma, o eventual benefício da promoção do sistema esbarraria nos preços incomportáveis dos respectivos projectos. Infelizmente, parecem não existir alternativas a nível nacional para a mesma obtenção de experiência e conhecimento que possuímos, mas, naturalmente, esse é um problema que não nos pode ser imputado. Na verdade, até o lamentamos! E se há alguém interessado em que surjam alternativas somos nós, o que é provado por este nosso esforço de divulgação. Inclusivamente, a maioria dos que se mostram interessados na nossa formação são engenheiros civis, ou seja, aqueles que nos podem vir a fazer concorrência directa!

Devido ao exposto acima, a solução passa por partilhar os nossos custos com os interessados. Como acontece com qualquer formação profissional, os interessados custeiam a obtenção dos conhecimentos que irão aplicar. O investimento dos formandos só será recuperado se eles vierem a usá-los na prática.

Em resumo, visto que não podemos repercutir os custos das nossas acções de formação num produto ou num serviço, também porque não somos financiados por terceiros nem temos capacidade financeira para oferecer trabalho pro bono público, os interessados terão de custear os conhecimentos que pretendem obter.

Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.