Enformados a frio

O termo enformados a frio costuma ser empregue para descrever as peças metálicas que adquiriram a sua forma final após passarem por um processo de moldagem mecânica à temperatura ambiente, contrastando assim com os perfis laminados a quente. Para que se possa moldar ou dobrar sem aquecer a chapa, esta terá de possuir baixa espessura, usualmente entre os 0,3 mm e os 6 mm. As peças são produzidas a partir de chapa de aço galvanizado, por aplicar forças elevadas ao invés de calor, podendo ser usados diversos processos tais como a prensagem, quinagem ou perfilagem.

Outras designações sinónimas são perfis, perfilados, chapa perfilada, chapa quinada, entre outras. Em inglês, o termo comum para enformados a frio é Cold-Formed Steel.

Laminados a quente

Este tipo de peças contrastam com os laminados a quente, perfis de maior secção e espessura usualmente empregues em edifícios de maiores dimensões ou onde se necessita de suportar cargas pontuais.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.