Definição do termo LSF
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A expressão Light Steel Framing é usada mundialmente para definir o sistema construtivo que recorre aos perfis de aço galvanizado enformados a frio e que descrevemos nas nossas páginas.

A sua tradução para português, bem como a definição de cada termo pode explicada assim:

Light Steel Framing

Steel

Começando pela definição óbvia, a palavra Steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. Naturalmente, não se trata de qualquer tipo de aço mas sim a liga com a resistência e galvanização adequadas à construção de estruturas, conforme o previsto na legislação. Poderá saber mais sobre esta matéria prima, clicando aqui.

Light

A inclusão de Light, ou ligeiro ou leve, indica que os elementos em aço são de baixo peso uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. Esta designação distingue este tipo de sistemas das estruturas onde se usam perfis laminados a quente com secções em I, em H ou em U, e que possuem um peso muito maior.

Também para focar a baixa espessura das peças, muitas publicações usam o termo Light Gauge (gauge é uma unidade de medida, agora quase em desuso, que define a espessura das chapas de metal). Outros designam o aço por Cold Formed Steel, ou seja, aço moldado ou enformado a frio, como referência ao processo de moldagem da chapa através de processos mecânicos à temperatura ambiente, tal como a quinagem ou a perfilagem.

O termo Light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Também ressalta a flexibilidade, dado que permite qualquer tipo de acabamento exterior e interior. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o Light Steel Framing é especialmente vocacionado para edifícios de pouca altura, em contraste com as estruturas pesadas de grandes prédios de apartamentos. Apesar de serem usados elementos ligeiros em aço galvanizado para fins não estruturais em edifícios de maiores dimensões, o termo Light Steel Framing é especialmente usado para edifícios residenciais até dois ou três pisos, ou seja, edifícios leves. Esta é uma das características que tornam o LSF especialmente vantajoso na reabilitação urbana.

Framing

Framing é a palavra usada na língua inglesa para definir um esqueleto estrutural composto por diversos elementos individuais ligados entre si, passando estes a funcionar em conjunto, para dar forma e suportar o edifício e o seu conteúdo. A palavra também se refere aos processos usados para interligar os referidos elementos estruturais, sejam em madeira, ferro ou aço galvanizado. De difícil tradução em português (o termo mais aproximado seria caixilharia, tal como usado nas marquises em alumínio), tem-se optado por dizer estruturas.

Estrutura.jpg

Assim, Light Steel Framing poderá traduzir-se por Estruturas Ligeiras em Aço (por vezes também designadas por Estruturas em Aço Leve).

Quando a expressão framing se refere a estruturas em madeira, costuma designar-se esse método construtivo por wood framing. Sobre esse sistema construtivo e a comparação com o LSF, poderá ler-se o artigo:

Designações alternativas

Para designar as peças em aço galvanizado ou as estruturas onde são empregues, é comum encontrarmos designações alternativas mas que se referem ao mesmo tipo de sistema construtivo. Ao pesquisar na Internet ou ao recorrer a informação técnica, dependendo do país ou de autores diferentes, poderemos encontrar termos como os abaixo, ou semelhantes:

  • Light Steel Framing - (designação mais popular mundialmente) estruturas ligeiras em aço ou estruturas em aço leve
  • Light Steel Frame - (designação comum no Brasil) estruturas ligeiras em aço
  • Lightweight Steel Framing - estruturas leves em aço
  • Light Gauge Steel Framing - estruturas em aço de baixa espessura
  • Cold-Formed Steel - aço enformado a frio
  • Galvanized Steel Framing - estruturas em aço galvanizado
  • Low-Rise Residential Construction - construção residencial de baixa altura
  • Steel Framed Residential Construction - construção residencial com estrutura em aço

Todos os termos acima referem-se ao mesmo tipo de construção: Estruturas Ligeiras em Aço (por vezes chamadas de estruturas em aço leve) e que neste site usualmente designamos por LSF.

Comparação do LSF com outros sistemas que empregam perfis metálicos

Light Steel Framing vs. Steel Framing

Nos países de língua inglesa é habitual encontrarmos definições que distinguem as estruturas que utilizam os perfis laminados a quente das que recorrem aos perfis enformados a frio. Steel Framing é o termo habitual para definir as primeiras e que já por muitos anos tem sido usado em relação aos edifícios de grande altura e a armazéns, fábricas ou centros comerciais. Vários arranha-céus foram construídos utilizando peças laminadas a quente com grande secção e espessura. Já por décadas, costuma empregar-se o termo "structural steel" para designar estes elementos metálicos.

Assim, para designar as peças pesadas em aço ou as estruturas onde são empregues, podemos encontrar termos como os abaixo, ou semelhantes:

  • Steel Framing - estruturas pesadas em aço laminado
  • Structural Steel Framing - estruturas em aço estrutural
  • Structural Steel - aço adequado ao fabrico de peças laminadas a quente
  • I-Beams - o que costumamos designar por vigas I (IPE) ou H (HEB)
  • Multi-Story Residential Buildings - prédios residenciais de vários pisos

Visto que as peças usadas são fabricadas a partir da moldagem de chapa de aço galvanizado com baixa espessura, tanto os perfis como as vigas usadas possuem baixo peso. Daí a designação Light Steel Framing, ou seja, Estruturas Ligeiras em Aço. Esta designação distingue este tipo de sistemas das estruturas onde se usam perfis laminados a quente com secções em I, em H ou em U, e que possuem um peso muito maior.

Light Steel Framing vs. Drywall

Drywall é um termo usado nos países anglófonos para designar as paredes divisórias sem fins estruturais no interior de um edifício. O termo é também amplamente usado no Brasil com o mesmo sentido. Em Portugal é comum designar tais paredes por "divisórias em gesso laminado" ou "gesso cartonado". Também se costuma aplicar a expressão "divisórias em Pladur", sendo que este termo refere-se à marca de gesso laminado mais conhecida em Portugal.

As divisórias em gesso laminado, ou drywall, são construídas por erguer verticalmente perfis metálicos de aço galvanizado usualmente com 0,5 mm de espessura. Estes perfis costumam ser comercializados com secções de 48, 70 ou 90 mm, sendo montados sobre canais ou raias fixos ao pavimento e ao tecto. O espaçamento entre perfis costuma ser de 40 ou 60 cm entre os quais poderão ser colocados materiais de isolamento termo-acústico. Finalmente, a perfilaria é recoberta em ambos os lados com placas de gesso cartonado aparafusadas aos perfis metálicos.

Apesar do método construtivo acima descrito ser muito similar ao LSF, a principal diferença reside no objectivo pretendido. Os perfis empregues no LSF constituem a própria estrutura do edifício, suportando as cargas existentes. São, portanto, paredes resistentes e estruturais, exteriores ou interiores, sobre as quais repousam as vigas de piso ou de cobertura. No caso do drywall, as paredes são meramente divisórias de espaços e não podem suportar cargas.

LSF é uma marca registada?

Não. Trata-se simplesmente de uma designação corrente que define um sistema popular em muitos locais da terra. Em alguns países, costumam ser usadas expressões com ligeiras variações. Por exemplo, no Brasil é comum usar o termo Light Steel Frame.

O LSF carece de homologação?

Não. Visto que o LSF é um sistema construtivo cuja engenharia é calculada recorrendo a Normas Portuguesas ou Normas Europeias adoptadas em Portugal, considera-se automaticamente abrangido pela homologação do LNEC.

Limitações das estruturas ligeiras em aço

Depois de conhecerem as vantagens e aplicações do LSF, é provável que alguns dos nossos visitantes se perguntem sobre eventuais limitações desde tipo de estruturas. Algumas são analisadas no seguinte artigo:

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.