Convecção térmica
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A convecção é um fenómeno físico observado num meio fluido (líquidos e gases) onde há propagação de calor através da diferença de densidade desse fluido quando a sua temperatura é modificada. Um líquido ou um gás aquecido expande ou dilata. A matéria dilatada, sendo menos densa, sobe acima da matéria mais fria e, portanto, menos densa. Isto explica porque podemos observar o ar quente subir nas imediações de uma fonte calor, tal como uma fogueira.

Convecção é, portanto, a forma como ocorre a transferência de calor nos líquidos ou gases. Podemos observar o fenómeno da convecção no funcionamento de um frigorífico. Existe um motivo para que o congelador normalmente seja colocado na parte superior do aparelho. O congelador arrefece o ar que, ao se tornar mais denso, tende a descer. Enquanto desce, ele retira calor aos alimentos que encontra. Ao mesmo tempo, o ar quente das partes inferiores tende a subir. Em contacto com o congelador, ele arrefece e o processo continua.

Nos radiadores de automóveis também temos um exemplo de convecção. A água quente do motor, por ser menos densa, tende a subir para o radiador, onde esfriará. Ao circular, já mais fria, retira calor ao motor, aquecerá e o processo prossegue. Também, se aquecermos um líquido contido num recipiente, tal como uma panela ou uma chaleira, ou o ar numa sala, criam-se correntes de calor, designadas de correntes de convecção.

Quando a temperatura de um corpo é constante, é porque existe um equilíbrio entre o calor recebido e o calor cedido por condução, convecção ou radiação.

Copyright © 2003-2014 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.