Construção sustentável
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Construção sustentável, também várias vezes designada por construção verde ou pela expressão internacional "Green Building", é um termo usado para designar as práticas construtivas que aumentam a eficiência dos edifícios no que concerne ao uso de energia, água e outros recursos naturais.

Implica a utilização de materiais e processos que reduzem o impacto negativo na saúde das pessoas e no ambiente, desde a implantação, projecto, construção, manutenção e demolição do edifício, ou seja, durante o seu inteiro ciclo de vida útil. Visto que a habitação é uma das mais importantes necessidades do ser humano, a construção ocupa um importante lugar no conceito geral do desenvolvimento sustentável.

Também é comum o uso dos termos projecto sustentável ou arquitectura verde. No entanto, ao passo que o projecto é importante para se obter uma construção sustentável, a construção, utilização, manutenção e posterior demolição têm ainda maior importância no impacto ambiental.

Edifício verdes deverão reduzir os custos relacionados com o consumo energético, melhorar a qualidade de vida dos habitantes e reduzir as agressões ambientais por usar materiais reciclados, recicláveis e amigos do ambiente. A aparência e estilo dos edifícios sustentáveis poderão ser indistinguíveis dos restantes imóveis.

Em todo o mundo, a construção com estrutura em aço galvanizado tem procurado aproximar-se do pleno conceito de "green building". Em Portugal, ainda não se pode afirmar que todas as vertentes da sustentabilidade foram já atingidas. No entanto, mesmo por observação empírica, estamos certos que o LSF está no bom caminho para se tornar uma alternativa de referência para quem pretende diminuir a sua pegada ecológica.

O LSF e a sustentabilidade

Saiba quais as razões que permitem enquadrar o LSF entre a chamada construção sustentável, lendo o seguinte artigo:

Minuto Verde

Minuto Verde, da autoria da Quercus, é uma rubrica permanente que integra o Bom Dia Portugal, programa informativo da RTP1. Lembramos aqui um desses breves programas que esclarecem o conceito de Construção Sustentável lembrando a importância do isolamento térmico. Naturalmente, a intenção do programa não é defender um qualquer método construtivo mas alertar os que pretendem construir ou adquirir casa para a necessidade de recorrer a bons materiais e processos de isolamento térmico. No que ao LSF diz respeito, convidamos os nossos leitores a conhecerem as enormes vantagens que o sistema tem, especialmente no que diz respeito ao conforto e poupança energética.

Construção Sustentável

14 de Outubro de 2007
A escolha dos materiais de construção e os métodos utilizados na construção de uma casa determinam a sua capacidade para poupar energia.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.