Construção em altura - Park 4200

Nesta página apresentamos um exemplo de um edifício com vários pisos e cuja estrutura é constituída essencialmente por perfis em aço enformados a frio, sistema usualmente designado por Light Steel Framing.

Para saber mais sobre o LSF aplicado à construção à altura consulte o seguinte artigo:

Edifício Park 4200

Em Portugal, o sistema LSF tem sido quase exclusivamente utilizado para a construção de edifícios com um ou dois pisos. No entanto, em outros países, o aço enformado a frio já é frequentemente utilizado em edifícios com maiores dimensões. Este é um exemplo de um edifício com 9 andares, em Dallas, Texas, EUA, da responsabilidade da empresa norte-americana NUCONSTEEL.

Park4200-03.jpg

Trata-se de um bloco de apartamentos de luxo, designado Park 4200. Os primeiros pisos são em betão e destinam-se a parqueamento automóvel. Os seis pisos seguintes possuem uma estrutura em LSF. As paredes foram montadas em armazém e transportadas em painéis até à obra. Isto reduziu ao mínimo a necessidade de espaço para estaleiro. As lajes foram constituídas por chapas colaborantes de aço sobre as quais se aplicou betão leve. Depois, foram construídas as paredes interiores usando o mesmo tipo de perfilaria.

O edifício possui cerca de 9.200 m2 e foi possível reduzir cerca de 35€/m2 ao optar por uma estrutura LSF ao invés do betão armado. Isso representou mais de 320.000€ de poupança na estrutura. Além disso, a obra foi concluída em em cerca de dez meses, menos três do que o previsto para uma estrutura em betão armado. Isso significou uma redução de 16% no tempo, uma poupança de centenas de milhares de euros.

Naturalmente, este projecto que aqui apresentamos não tem qualquer relação com a Futureng. Apenas o indicamos como exemplo das potencialidades do LSF.

Mais informações em:

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.