Construção em altura - Hotel Embassy Suites

Nesta página apresentamos um exemplo de um edifício com vários pisos e cuja estrutura é constituída essencialmente por perfis em aço enformados a frio, sistema usualmente designado por Light Steel Framing.

Para saber mais sobre o LSF aplicado à construção à altura consulte o seguinte artigo:

Hotel Embassy Suites

HotelEmbassySuites2.jpg

O hotel Embassy Suites é um edifício construído pela empresa Brackett Builders, Inc., junto ao aeroporto da cidade de Columbus, Ohio, Estados Unidos da América. O piso térreo, que contém a recepção e outras áreas comuns, foi construído com perfis de aço laminado e betão armado. Sobre esta "base" foram erguidos mais seis andares, cujas paredes exteriores, interiores, pisos e cobertura são constituídos apenas por elementos em aço enformados a frio (LSF). No topo desta página apresentamos fotos de diversos estágios da construção. Cada foto corresponde a uma semana de trabalho.

A estrutura das paredes exemplica bem a resistência dos perfis metálicos. Toda a estrutura LSF é constituída por perfis C150 espaçados a 60 cm. Os perfis do piso 7 são constituídos por perfis com apenas 1,1mm de espessura. Nos pisos 4 a 6 foram aplicados perfis com 1,4mm. Nos pisos 2 e 3 empregaram-se perfis com 1,7mm, sendo que no segundo os perfis foram dobrados (costas-com-costas).

Segundo um estudo efectuado pelo construtor, a escolha do LSF permitiu poupar quase 90 euros por metro quadrado. Isso representou uma poupança total superior a um milhão de euros, num edifício com mais de 12.500 m2. No entanto, este foi apenas um factor que levou à escolha do LSF. O tempo de construção teve também um impacto significativo. Para a indústria hoteleira, o tempo poupado é extremante importante. Este edifício foi completado em 13 meses. A estrutura LSF foi aplicada em apenas 96 dias. As fotos que apresentamos nesta página foram tiradas com uma semana de diferença entre si, entre Agosto de 2008 e Janeiro de 2009.

Naturalmente, este projecto que aqui apresentamos não tem qualquer relação com a Futureng. Apenas o indicamos como exemplo das potencialidades do LSF.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.