Construção em altura
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

O Light Steel Framing é uma evolução do típico "wood framing" (estruturas em madeira) norte americano utilizado essencialmente na construção residencial unifamiliar. Assim, a legislação americana limita a altura dos edifícios integralmente construídos com perfis em aço galvanizado enformados a frio a um número reduzido de pisos, usualmente dois pisos mais sótão visitável, além da eventual cave em betão armado. Isto acontece porque os construtores usam um método prescritivo, através de tabelas pré-existentes. Assim, não recorrem a um engenheiro para o cálculo das estruturas o que limita em muito a volumetria e configuração dos edifícios. No entanto, ao recorrer a engenharia específica, essas limitações são facilmente ultrapassadas.

Mais recentemente têm sido efectuados ensaios em edifícios de maior altura, com seis ou mais pisos. Alguns desses testes são realizados em estruturas de madeira, ou wood framing. Esse tem sido o sistema escolhido para a investigação por ser o mais popularmente usado nos Estados Unidos e por todo o mundo. Estamos certos que, com a cada vez maior implantação do LSF, testes futuros serão realizados em estruturas com aço galvanizado. Ainda assim, vários ensinamentos podem ser obtidos destes ensaios, visto que os métodos construtivos são similares.

Veja um exemplo desses ensaios efectuados, no artigo:

Edifícios em LSF com vários andares

Existem já vários edifícios de vários andares nos Estados Unidos, cuja estrutura é essencialmente constituída por perfis enformados a frio, usando as técnicas do LSF. Isto inclui as paredes divisórias, as coberturas e as paredes exteriores. Sendo extremamente leves e podendo receber cargas verticais, muitas destas paredes não sobrecarregam a estrutura principal do edifício. As cargas laterais podem ser absorvidas por elementos pontuais em aço laminado ou pelos núcleos em betão armado que constituem as caixas de elevador e escadas. Visto que a legislação americana estabelece limites na volumetria, este tipo de edifícios exige a elaboração de cálculo de engenharia e pormenorização. Naturalmente, em Portugal, esta necessidade aplica-se a qualquer tipo de obra.

Exemplos

Em Portugal

Em Portugal, um velho edifício com um piso térreo e um piso superior, situado na Rua da Palmeira, ao Príncipe Real, foi demolido e deu lugar a um novo imóvel integralmente construído com estrutura em perfis enformados a frio. Na verdade, trata-se do primeiro edifício construído totalmente em sistema LSF dentro da cidade de Lisboa. O edifício passou a contar com quatro pisos acima da cave.

Mais informações no seguinte artigo:

No estrangeiro

Alistamos abaixo alguns exemplos significativos das potencialidades do sistema LSF quando aplicado à construção em altura.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.