Condução térmica
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

Condução térmica é um dos meios de transferência de calor que geralmente ocorre em materiais sólidos, e é a propagação do calor por meio do contacto de moléculas de duas ou mais substâncias com temperaturas diferentes.

Experimente pegar uma vareta metálica de uns 30 cm e aquecer uma das extremidades na chama de uma vela. Após algum tempo, a extremidade que segura também estará quente. Isso acontece porque o calor se propaga através da vareta e atinge a mão. É a esse processo de propagação do calor através das moléculas dos materiais que chamamos condução. Esse processo mantém-se também através de objectos que estejam fisicamente em contacto um com o outro.

Os materiais em geral apresentam diferentes condutibilidades, ou seja, alguns conduzem mais calor que outros. Os metais costumam ser bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha, o EPS e a madeira são maus condutores; podemos até dizer que são isolantes térmicos (não conduzem calor).

As paredes dos frigoríficos são forradas com lã de vidro ou de rocha para evitar que entre calor dentro deles. As paredes dos fornos também são forradas, só que neste caso, para evitar que o calor saia. Os agasalhos que usamos no inverno também são feitos de isolantes térmicos, como a lã. Assim, o calor produzido pelo nosso corpo não escapa para a atmosfera, e sentimos-nos aquecidos. No deserto, ao contrário do que se imagina, também são usadas grossas roupas de lã. Isso impede que o forte calor fique em contacto com a pele.

Quando a temperatura de um corpo é constante, é porque existe um equilíbrio entre o calor recebido e o calor cedido por condução, convecção ou radiação.

Copyright © 2003-2014 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.