CFSEI - Cold-Formed Steel Engineers Institute
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A Futureng é membro da maior associação mundial de engenharia para a indústria da construção com estruturas em aço galvanizado, a Cold Formed Steel Engineers Institute. Esta associação era designada anteriormente por LGSEA, acrónimo de Light Gauge Steel Engineers Association, formada nos Estados Unidos em 1996. Apesar da Futureng só vir à existência alguns anos depois, os seus responsáveis eram membros individuais daquele organismo praticamente desde a primeira hora. Mais recentemente, aquela associação de engenharia mudou o seu nome para reflectir mais adequadamente o seu papel, sendo agora conhecida por CFSEI (Cold Formed Steel Engineers Institute).

Os profissionais da Futureng estiveram presentes em várias edições da feira internacional METALCON, patrocinada pela SFA - Steel Framing Alliance, onde a CFSEI lançou os primeiros documentos técnicos com legislação específica sobre o Light Steel Framing.

Primeira reunião em Portugal

LGSEA1999Lisboa01.JPG

Em 1999, ainda ao serviço da Termo Steel, o Sr. Carlos Pereira, actual colaborador da Futureng, foi o responsável por organizar as primeiras duas reuniões que o CFSEI efectuou em Portugal. Uma dessas reuniões foi realizada em 9 de Setembro de 1999, no Auditório do Centro de Comunicação Social do Parque das Nações. Aquele nosso colaborador efectuou uma palestra sobre o LSF para cerca de uma centena de engenheiros que aceitaram o convite colocado num artigo da revista Ingenium, publicada pela Ordem dos Engenheiros. Convidou também o Professor Reynaud Serrette, responsável pelo Light Gauge Steel Research Group, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Santa Clara, na Califórnia, EUA, que efectuou uma palestra cujos tópicos principais versaram sobre:

O-Dia-1999.JPG


  • Lateral Load Resisting Systems for Light Gauge Steel Framed Structures
  • Historical perspective to earthquake and wind design provisions for light gauge steel framed structures
  • Testing program undertaken by the American Iron and Steel Institute
  • The role of the Light Gauge Steel Engineers Association in guiding the test program
  • General discussion of test program (including: tested systems, development of code values, and the future of the light gauge steel framed lateral load resisting systems)

Esteve ainda presente um representante da empresa finlandesa Vertex que discursou sobre as vantagens do software dedicado ao desenho tridimensional das estruturas em LSF. Estiveram também presentes os Srs. Hans Bergqvist da Attexor, Alan MacQuoid e Léopold Sokol da PAB, parte do grupo Usinor (actualmente grupo Arcelor).

Foram alugados dois autocarros que conduziram os presentes a diversas obras, que estavam então em fase de construção nos arredores de Lisboa.

Alguns jornais publicaram notícias sobre este evento, nomeadamente o Jornal de Notícias, Público e O Dia.

Segunda reunião em Portugal

Uma outra reunião nos mesmos moldes, reunindo as mesmas pessoas bem como novos interessados, foi realizada numa das salas do Fórum Picoas em 26 de Janeiro de 2001, tendo como convidado o Sr. Larry Williams, actual presidente da SFA - Steel Framing Alliance, nos EUA, mas que na época era director do CFSEI. Proferiu uma palestra subordinada ao tema “Steel Framing: Growth and Innovation”.

Outras actividades na Europa

FlyerLGSEAb.jpg
FlyerLGSEAa.jpg

A pedido do CFSEI, o Sr. Carlos Pereira concebeu o flyer que foi impresso em milhares de cópias para distribuição na Europa e esteve também presente em diversas reuniões do CFSEI, realizadas em Chicago e Atlanta (várias vezes por ocasião da realização da feira Metalcon), Genebra, Paris, Madrid, Barcelona e Helsínquia. Algumas dessas reuniões foram promovidas pelas empresas Attexor, Usinor ou Rautaruuki, estando presentes, além dos acima mencionados, outras pessoas interessadas no desenvolvimento do LSF, tal como o Dr. Miguel Bretones, de Espanha.

Os responsáveis da Futureng estiveram entre os primeiros profissionais europeus a se filiar naquele organismo. Até à ocasião em que se escrevem estas linhas, a Futureng é a única empresa portuguesa membro do CFSEI. A Futureng recebe regularmente a informação fornecida aos membros do CFSEI e verifica a sua adaptabilidade à realidade portuguesa e europeia. A missão do Cold Formed Steel Engineers Institute é essencialmente a investigação a nível de engenharia visando tornar o LSF um sistema construtivo cada vez mais eficiente.

A informação acessível ao público no site do CFSEI está disponível apenas em inglês.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.