Carlos Pereira
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
Carlos.jpg

Entre os nossos colaboradores, contamos com o apoio do Sr. Carlos Pereira que foi pioneiro na promoção das primeiras casas em LSF construídas em Portugal no início da década de 1990. Esteve na origem da selecção e obtenção dos materiais fundamentais para o sistema no nosso país. Procurou actualizar-se continuamente na área dos materiais e processos construtivos, tendo sido o principal interveniente em várias acções de apresentacoes-sobre-lsf de muitos construtores a trabalhar nesta área, em Portugal e Espanha.

É autor de textos técnicos e promocionais usados em artigos de jornal, anúncios, brochuras comerciais e técnicas e em web sites, publicados pelas empresas onde colaborou. Na área técnica, traduziu e converteu para o sistema métrico, em primeira mão, diversos documentos sobre engenharia e legislação. Idealizou uma folha de cálculo que é hoje usada extensivamente por vários construtores do país para efectuar orçamentação detalhada. Compareceu a várias feiras internacionais (Metalcon) de construção em aço enformado frio, em Chicago, Atlanta, Nova Iorque e Miami, nos Estados Unidos, assistindo aos seminários técnicos promovidos durante esses eventos. Apoiou, desde o início, a implantação da LGSEA (agora designada por CFSEI) na Europa. Visitou fábricas dos principais materiais empregues no LSF, como o aço e o OSB, em países tais como a Espanha, França, Suíça e Finlândia.

Pertenceu ao grupo accionista fundador da empresa TERMO STEEL – Gestão e Negócios, S.A., que também incluía o actual gerente da Futureng, João Santos, na qual desempenhou as funções de formação profissional e logística de materiais até ao ano de 2001. Em 1999, Carlos Pereira foi o responsável por organizar as primeiras duas reuniões que o CFSEI efectuou em Portugal. Uma dessas reuniões foi realizada em 9 de Setembro de 1999, no Auditório do Centro de Comunicação Social do Parque das Nações, onde apresentou uma palestra sobre o LSF para cerca de uma centena de engenheiros que aceitaram o convite publicado num artigo da revista Ingenium, publicada pela Ordem dos Engenheiros. Convidou também o Professor Reynaud Serrette, responsável pelo Light Gauge Steel Research Group, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Santa Clara, na Califórnia, EUA, e o Dr. Larry Williams, presidente da SFA - Steel Framing Alliance, que também apresentaram palestras em Portugal.

Juntamente com João Santos, colaborou em regime de voluntariado na liderança de equipas de trabalhadores, também voluntários, no erguer de estruturas em LSF de dezenas de edifícios vocacionados para fins educativos, sociais e religiosos, em vários distritos do país.

Colabora com a Futureng desde a primeira hora da nossa empresa e é o responsável pela manutenção deste site, bem como por dar resposta aos diversos pedidos de informação técnica que nos enviam. Em representação da Futureng, apresenta regularmente palestras em várias universidades e instituições de ensino, dando a conhecer o sistema e as suas características. Também, procurando esclarecer os interessados sobre as características do LSF, costuma participar em vários fóruns on-line onde se debatem as diversas inovações na área da construção.

Tirando partido da sua experiência profissional, é o responsável pela apresentação da matéria teórica nas Apresentações sobre LSF organizadas pela Futureng que visam ajudar os construtores e as suas equipas a iniciarem a sua actividade no mercado das estruturas ligeiras em aço galvanizado. Visto que o seu percurso profissional se cruzou com os sócios da Futureng em empresas onde todos colaboraram no passado, o entrosamento pessoal e profissional garante uma eficaz apresentação das diversas matérias abordadas nessas apresentações e palestras: projecto e engenharia, pesquisa, processo construtivo, entre outras.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.