Aplicações principais do LSF
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

O sistema Light Steel Framing utiliza processos e materiais que o tornam um método extremamente versátil e adequado a uma enorme variedade de aplicações.

Construção residencial

O LSF é especialmente indicado para construção de edifícios residenciais. Visto que as principais vantagens do sistema prendem-se com o conforto térmico e acústico, é principalmente na habitação que estas características são procuradas e apreciadas. O baixo peso dos materiais empregues, bem como a articulação entre os elementos estruturais, tornam este tipo de sistema particularmente adequado a edifícios de pouca volumetria. Numa sociedade cada vez mais consciente da importância de preservar o ambiente, este é o sistema ideal para construir os lares das famílias preocupadas com a sustentabilidade.

Reabilitação urbana

Apesar de ser usado em todo o mundo para a construção residencial de raiz, o baixo peso do aço e dos restantes materiais tornam este método construtivo ideal para remodelar edifícios antigos. Em muitos casos, estas características tornam o LSF a única alternativa possível para dividir espaços, acrescentar um novo piso ou remodelar um telhado em edifícios antigos. Edifícios que mantêm apenas as suas fachadas podem ser completamente renovados ou ampliados, com pisos intermédios, novos pisos e novas coberturas, usando o aço leve. Nestes casos, a estrutura antiga acaba por receber menos cargas do que antes, resolvendo problemas de engenharia que se tornariam difíceis ou extremamente caras usando o betão armado ou o aço pesado.

Construção de edifícios industriais e armazéns

Conforme referido acima, o que torna o LSF especialmente adequado ao mercado residencial são o excelente isolamento térmico e acústico. Estas características são menos importantes nos edifícios industriais, comerciais ou armazéns. Devido a isso, outros métodos poderão ser mais competitivos em matéria de preço. No entanto, mesmo nestes casos, o LSF pode ser a melhor solução caso se valorize a rapidez de construção.

Junção com outros sistemas construtivos

O baixo peso do aço aliado à sua grande resistência mecânica, fazem deste sistema o ideal para conjugar com outros elementos estruturais, tal como o betão ou as vigas de aço laminado, na execução de edifícios de grande altura. Ou seja, em prédios, os principais elementos estruturais podem ser aligeirados visto que as paredes exteriores e interiores, se construídas com aço leve, representam uma fracção do peso das paredes convencionais em alvenaria. Além disso, certas zonas estruturais podem ser construídas apenas com aço, tal como acontece com pisos e coberturas, uma vez mais lançando menos peso sobre a superestrutura principal.

Processos de pré-fabricação

O processo mais simples de construir com o sistema LSF é a montagem da estrutura peça por peça no próprio local da obra. Esse método não deve ser confundido com os chamados pré-fabricados. No entanto, a opção de pré-fabricar pode ser a melhor solução quando falamos em habitação de custos controlados, em construção massificada de dezenas de moradias ou quando se pretende colocar o edifício num local onde existem restrições legais à construção mais convencional.

Esses processos de pré-fabricação costumam ser ser designados por painelização e construção modular. Saiba mais nos seguintes artigos:

Habitação de custos controlados

O rigor do sistema LSF permite um controlo de custos impossível de alcançar com outros métodos. Assim, apesar do preço final não ser uma das vantagens do LSF no caso de uma única moradia isolada, a massificação da construção pode resultar numa considerável redução de custos. Isso acontece na construção de vivendas geminadas ou em banda, em urbanizações ou em prédios. Neste tipo de construção em massa, a maior parte das paredes e secções de piso e de telhado poderão ser fabricadas previamente em armazém. Este é um método de construção tanto mais eficiente quanto mais se repetirem os referidos elementos. Os perfis e vigas são fabricados segundo as medidas necessárias evitando desperdícios de material. Muitos dos elementos de revestimento são colocados na estrutura antes de esta ser erguida e colocada no local. A velocidade de trabalho neste método pode chegar a ser três vezes maior do que na construção dos perfis no local e tem ainda a vantagem de poder ser realizado em local protegido de qualquer tipo de condições climáticas. Assim, a construção de diversos edifícios num mesmo local permitirá aumentar exponencialmente a eficiência do LSF, por se usarem métodos de montagem de paredes e outros elementos estruturais em fábrica, processos esses impossíveis de implementar na construção em alvenaria.

Limitações das estruturas ligeiras em aço

É provável que alguns dos interessados no LSF se perguntem sobre eventuais limitações desde tipo de estruturas. Algumas são analisadas no seguinte artigo:

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.