ADENE - Agência para a Energia
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.

A Agência para a Energia surge em Setembro de 2000 por transformação do Centro para a Conservação de Energia (CCE), criado em 1984. Em Dezembro de 2001, na sequência da Resolução do Conselho de Ministros nº 154/2001 de 19 de Outubro, a missão, âmbito e atribuições da Agência para a Energia foram ajustadas e a sua denominação alterada para ADENE.

A ADENE é uma instituição de tipo associativo de utilidade pública sem fins lucrativos, participada maioritariamente (69,66%) por instituições do Ministério da Economia e Inovação: Direcção Geral de Geologia e Energia (DGGE), Direcção Geral de Empresa (DGE) e Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI). As empresas concessionárias dos serviços públicos de fornecimento de electricidade e gás (EDP e Galp Energia) detêm 22% do capital social, sendo ainda 5.74% partilhados pelo LNEC, ISQ, FEUP, AMP, CCDRN e CBE.

Para cumprir a missão que lhe está atribuída, a ADENE adoptou em Março de 2007 uma nova estrutura executiva com a flexibilidade adequada para actuar em domínios temáticos prioritários , traduzida nas seguintes direcções operacionais:

  • Direcção de Marketing e Formação (DM)
  • Direcção de Auditoria Energética na Indústria (DI)
  • Direcção de Auditoria Energética nos Edifícios (DE)
  • Direcção de Desenvolvimento Sustentável (DS)

A ADENE - Agência para a Energia tem por missão promover e realizar actividades de interesse público na área da energia e das respectivas interfaces com as demais políticas sectoriais. Os estatutos da ADENE foram publicados no Decreto-Lei nº 314/2001 de 10 de Dezembro.

A ADENE - Agência para a Energia é a entidade gestora responsável pelo SCE, abreviatura que designa o Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.