2003.Set.15 - Diário de Notícias
Sorry, we couldn't find any images attached to this page.
DN_logo.gif

No dia 15 de Setembro de 2003, o Diário de Notícias publicou um pequeno artigo destacando as perspectivas futuras para este processo construtivo.

A marca de 10 por cento do mercado residencial, mencionada no artigo, não era referente ao mercado nacional. A marca foi estabelecida pelas principais associações de construtores e produtores de aço dos Estados Unidos, que estimavam alcançar aquele valor até 2005 naquele país.

Evidentemente, Portugal é um mercado muito diferente para se fixarem fasquias tão altas, ou mesmo remotamente aproximadas. No entanto, com o crescimento exponencial do interesse de construtores, proprietários, transformadores de aço, agentes económicos e imobiliários, não é difícil perspectivar que os anos à frente trarão avanços e êxitos na implementação de métodos inovadores de construção.

Deixamos abaixo a notícia na íntegra.

DN-Set03.jpg

Empresa defende casa de aço

Empresa deseja conquistar 10 por cento do mercado de construção na próxima década.

O processo de construção de casas baseado no aço leve, ainda a dar os primeiros passos em Portugal, deverá representar pelo menos 10% do mercado residencial dentro de dez anos, defendeu fonte do sector. Em declarações à Lusa, um dos sócios gerentes da Futureng, único gabinete de projectos e engenharia em Portugal exclusivamente dedicado ao processo, admitiu contudo que o «tremendo lobby do cimento», existente no país, «não vai de certeza entregar o mercado sem luta».

Baseado no aço leve e dispensando tijolos e betão, o processo designado «light steel framing» foi introduzido em Portugal em meados dos anos 90 por antigos emigrantes em países onde era correntemente usado, Promete, ao mesmo preço das técnicas tradicionais, maior segurança contra terremotos, rapidez de construção e conforto. Carlos Pereira, da Futureng, explicou que o processo tem como elemento estrutural o aço galvanizado moldado em perfis colocados vertical e horizontalmente. Neste processo de construção, os materiais usados permitem um eficaz controlo da temperatura interior.

Publicidade Google


Copyright © 2003-2016 FUTURENG. Todos os direitos reservados. A utilização deste site pressupõe a aceitação dos presentes termos e condições. Se não estiver de acordo com eles, não utilize este site.